Página inicial > Últimas Notícias > Relato de Anna Beatriz Amorim de Araújo

Relato de Anna Beatriz Amorim de Araújo

• Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2024, 16h35
  • Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2024, 15h53

Anna Beatriz Amorim de Araújo, aluna do curso de Engenharia de Software na UFAM, foi recentemente selecionada para um programa de intercâmbio acadêmico no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, para cursar a disciplina: Design de Jogos Digitais. A conquista representou uma grande oportunidade para a estudante expandir seus conhecimentos e vivenciar uma experiência internacional.

Durante sua estadia no IPB, Anna Beatriz teve a oportunidade de aprofundar seus estudos em disciplinas que abordam tanto aspectos técnicos quanto o design de projetos. Em uma das disciplinas, foi feito um estudo aprofundado da história do design de equipamentos e objetos. Ao longo do semestre, utilizando a metodologia de projeto em design desenvolvida por Bruno Munari, a estudante participou do desenvolvimento do projeto de design de um Lander. A atividade incluiu a entrega de documentação, esboços, desenhos, modelagem e a construção de uma maquete 3D do objeto idealizado.

Além disso, ela se envolveu em um projeto interdisciplinar final, que exigiu a criação de um jogo funcional. Esse projeto integrou requisitos de todas as disciplinas cursadas durante o semestre e culminou em um seminário de apresentação. Essa experiência proporcionou uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, preparando-a para desafios no campo da engenharia de software.

Entre os principais pontos positivos do intercâmbio, Anna Beatriz destaca a imersão na cultura de um país diferente, o aprendizado de novas ferramentas, a interação com pessoas de diversas partes do mundo e a obtenção de experiências acadêmicas e pessoais únicas. No entanto, ela também menciona alguns desafios, como o alto custo de vida devido à diferença cambial e a falta de padronização na divulgação das notas em um sistema centralizado.

O intercâmbio reflete o empenho e dedicação de Anna Beatriz em sua trajetória acadêmica, além de reforçar a importância de programas internacionais no enriquecimento da formação dos estudantes brasileiros.

Imagem 1: Projeto Integrado            Fonte: Anna Beatriz Amorim de Araújo

Imagem 02: Anna Beatriz e amigos       Fonte: Mentoring Academy