Página inicial > Últimas Notícias > Relato de Deborah Evelyn na Universidad Nacional de Colombia

Relato de Deborah Evelyn na Universidad Nacional de Colombia

• Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2024, 15h20
  • Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2024, 15h54

Deborah Evelyn Cardoso Abecassis, aluna do curso de Biotecnologia, compartilhou sua experiência durante um semestre de intercâmbio na Universidad Nacional de Colombia. No período de 2/2023 a 1/2024,  cursou a disciplina de Imunologia Celular e Molecular, participando de seminários, debates e projetos de pesquisa que abordaram temas como a resposta imunológica e os mecanismos de defesa do organismo.

A estudante destacou o acolhimento positivo na universidade, com docentes e funcionários comprometidos em integrar alunos visitantes, mesmo enfrentando os desafios de uma greve que impactou as atividades acadêmicas. A comunicação eficaz entre professores e alunos foi essencial para uma adaptação tranquila, mesmo em um cenário de incerteza.

Deborah ressaltou a qualidade do corpo docente, altamente qualificado e engajado, e a metodologia de ensino estruturada, que proporcionou um aprendizado abrangente. A infraestrutura da universidade, incluindo laboratórios e recursos acadêmicos, também foi elogiada pela aluna.

No entanto, a greve trouxe desafios significativos. A paralisação causou atrasos e desorganização no cronograma acadêmico, gerando instabilidade ao longo do semestre. Apesar dos esforços da universidade para recuperar o tempo perdido, a estudante enfrentou dificuldades em manter a fluidez das atividades.

Apesar dos desafios, Deborah considerou a experiência enriquecedora tanto academicamente quanto culturalmente. O intercâmbio ofereceu a oportunidade de estudar em um ambiente internacional, ampliar seus conhecimentos e lidar com situações imprevistas que contribuíram para seu crescimento pessoal e profissional.

Figura 01: Estudantes e amigos na Universidad Nacional de Colombia  Fonte: Deborah Evelyn Cardoso Abecassis

Figura 02: Deborah e amigos   Fonte: Deborah Evelyn Cardoso Abecassis

REFERÊNCIAS: RELATÓRIO DE ATIVIDADES - Mobilidade acadêmica internacional. Deborah Evelyn Cardoso Abecassis

registrado em: