Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Descobrindo Manaus - ARII promove visita ao Teatro Amazonas a alunos de intercâmbio

• Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2024, 14h14
  • Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2024, 14h10

Na tarde de sexta-feira, 23 de agosto, um grupo de estudantes de intercâmbio teve a oportunidade de conhecer um dos principais símbolos culturais e históricos do Brasil: o Teatro Amazonas, localizado em Manaus. A visita faz parte de um Programa que em sua segunda semana vem sendo realizado pela Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII e em parceria com o Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas, foi marcada pela curiosidade e entusiasmo dos alunos e proporcionou um mergulho profundo na cultura e na história do Amazonas.

O Projeto Descobrindo Manaus, continua a promover aos estudantes estrangeiros maior compreensão e imersão na rica diversidade cultural da Amazônia, especialmente para pessoas oriundas de países da África. Historicamente, as culturas africanas têm influenciado significativamente as tradições, artes e modos de vida na região amazônica, contribuindo para uma identidade cultural única e complexa.

Ao adentrar ao imponente teatro, os estudantes foram recebidos pelo Guia de Turismo Julio Sales que os conduziu por um passeio que detalhou desde a arquitetura do edifício até os marcos históricos que cercam o local. Construído no final do século XIX, em plena época do ciclo da borracha, o Teatro Amazonas é um exemplo notável do auge econômico e cultural que a região viveu.

Durante a visita, os alunos aprenderam sobre o contexto histórico que motivou a construção do teatro, incluindo o impacto econômico e social da borracha no estado. Além disso, puderam observar detalhes arquitetônicos que misturam influências europeias e elementos amazônicos, como a cúpula revestida com azulejos nas cores da bandeira brasileira.

A imersão cultural se intensificou com a apreciação de obras de arte e exposições que narram a trajetória artística do Amazonas. Os estudantes também tiveram a chance de conhecer os bastidores e áreas restritas do teatro, enriquecendo ainda mais a experiência ao entenderem o funcionamento de espetáculos que já fizeram história no local.

A visita permitiu que os intercambistas conectassem a cultura local com os conhecimentos históricos adquiridos, ampliando a compreensão sobre a importância do Amazonas no cenário nacional. Além disso, a troca cultural entre os estudantes e os guias foi um momento de aprendizado mútuo, onde questões sobre a preservação do patrimônio, a valorização das artes e o impacto cultural foram discutidas.

Ao final do tour, os intercambistas expressaram sua admiração pela beleza e riqueza histórica do Teatro Amazonas, reconhecendo o valor cultural que o local representa para a região e para o Brasil. A experiência se tornou uma lembrança inesquecível e um ponto alto da jornada deles em terras amazônicas.

registrado em: