BRAFITEC 2023

• Publicado: Segunda, 20 de Março de 2023, 13h49
  • Última atualização em Terça, 04 de Abril de 2023, 15h22

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais divulga as inscrições para o processo seletivo de alunos de graduação em Engenharia desta Faculdade para participação em programa de intercâmbio com duração de 01 (um) ano acadêmico (dois semestres consecutivos) entre a UFAM, no Brasil, e a Fédération Gay-Lussac (FGL): École Nationale Supérieure de Chimie de Lille (Centrale Lille - ENSCL); École Nationale Supérieure de Chimie de Montpellier (ENSCM); Clermont Auvergne INP (SIGMA Clermont) e Institut Polytechnique de Bordeaux (Bordeaux INP), Instituições Francesas de Ensino Superior em Engenharia, conforme previsto nos Protocolos de Intenções de Cooperação Científica e Acadêmica entre as Instituições.

A Federação Gay-Lussac (FGL) aceita intercambistas dos seguintes cursos da FT/UFAM: (1) Engenharia Química; (2) Engenharia de Petróleo e Gás; (3) Engenharia de Materiais; e (4) Engenharia Mecânica, caso haja afinidade de disciplinas. Dependendo do desempenho do aluno, existe a possibilidade de Dupla-Diplomação.

O principal objetivo dos Protocolos de Intenções entre a UFAM e as Instituições Francesas listadas acima é a proposição de uma cooperação técnico-científica e pedagógica entre as Instituições de forma a facilitar, reciprocamente, os intercâmbios acadêmicos e científicos, a pesquisa e a transferência de conhecimento, visando o interesse e o benefício mútuo.

Os alunos selecionados para fazer intercâmbio pelo Projeto BRAFITEC-20222263368P do PROGRAMA BRAFITEC - CAPES/CDEFI, realizado em parceria pela UFAM, UFMG, USP e FGL, receberão os seguintes benefícios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES): bolsa de estudos (Graduação Sanduíche), auxílio instalação (Graduação Sanduíche), auxílio deslocamento (passagem aérea de ida e volta em tarifa promocional) e auxílio seguro saúde, conforme descrito no EDITAL Nº 33/2022. Os valores dos auxílios e benefícios, assim como demais informações estão previstos nas seguintes portarias: Portaria CAPES nº 132, de 18 de agosto de 2016, Portaria CAPES nº 8, de 12 de Janeiro de 2018, Portaria CAPES nº 289, de 28 de dezembro de 2018, Portaria CAPES nº 1, de 3 de janeiro de 2020, podendo sofrer ajustes caso estas sejam modificadas.

Neste certame, serão selecionados 04 (quatro) alunos (as) de ENGENHARIA da UFAM. As instituições parceiras também selecionarão discentes de graduação, conforme segue: 04 (quatro) alunos (as) de ENGENHARIA da UFMG e 04 (quatro) alunos (as) de ENGENHARIA da Escola Politécnica da USP. Portanto, de acordo com o EDITAL Nº 33/2022-CAPES/BRAFITEC de 27/06/2022, Processo nº 23038.002852/2022-23, as IES brasileiras envolvidas neste Projeto BRAFITEC-20222263368P (USP/Coordenador Principal, UFAM e UFMG), juntas, poderão implementar o total de 12 (doze) bolsas de estudo no ano de 2023. A escolha da Instituição de Ensino Francesa que receberá cada um dos alunos brasileiros selecionados neste edital será de responsabilidade da UFAM, através dos organizadores deste edital, e das Instituições Francesas.

As inscrições para o processo seletivo vão de 01 de março de 2023 a 27 de março de 2023 via os seguintes e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ; e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Saiba a documentação completa para inscrição e todos os detalhes do certame no edital abaixo:

EDITAL BRAFITEC 2023 - RETIFICADO

RESULTADO - HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES – ETAPA 1