Página inicial > Guia rápido de cooperação técnica > Assuntos > Passo a passo para processo de acordos

Passo a passo para processo de acordos

Publicado: Sexta, 27 de Setembro de 2024, 13h53 | Última atualização em Sexta, 27 de Setembro de 2024, 14h09 | Acessos: 840

1. CREDENCIAMENTO DO PARTÍCIPE - SOMENTE para parcerias nacionais

Trata-se de comprovação do partícipe atestando sua qualificação técnica e/ou capacidade operacional para gestão do instrumento e implementação das ações nele previstas.

Antes da abertura do processo, a instituição parceira deverá através do Edital de Chamada Pública Nº 001/2023, ser credenciada para formalização de parcerias nacionais. Siga para o item 4 do documento e acesse o edital, anexos e formulários de inscrição.

2. ABERTURA DO PROCESSO

2.1 Acesse o sistema SEI em https://sei.ufam.edu.br/

• Preencha o campo login com seu CPF e a sua senha SEI.
  • Crie um processo do tipo Administração Geral: Acordos. Preencha os campos da seguinte maneira:
  • Especificação: Não precisa preencher;
  • Interessados: Seu próprio nome;
  • Nível de Acesso: Público;
  • Clique em Salvar.

2.2 Anexe os documentos.

Escolha o tipo de documento. Para anexar cada um desses documentos, clique em Incluir documento e escolha o tipo do documento: Externo. Preencha os campos da seguinte maneira:

Tipo do Documento: escolher o tipo de documento “Anexo”;

Data do Documento: inserir a data de inclusão do documento;

Número/Nome da Árvore: especifique o documento;

Formato: Digitalizado nesta Unidade;

Tipo de Conferência: Cópia simples

Remetente: Não precisa preencher;

2.3 Para anexar cada um dos documentos, clique em Incluir documento. Tipo do Documento: escolher o tipo de documento “Acordo de cooperação Técnica”. Em Gerar documento, preencha os campos da seguinte maneira:

Texto inicial: nenhum

Descrição: “acordo de cooperação entre FUA e ___”

Interessado: nome completo;

Destinatário: não precisa preencher

Nível de acesso: público

2.4 Em editar conteúdo, preencher todas as lacunas destacadas em azul e faça os ajustes necessários para adequar as cláusulas a sua proposta de parceria.

Após inserir a documentação, elabore um despacho, no qual deverá constar a assinatura do professor proponente.

Envie o processo a ARII.

Observação: acompanhe o processo para eventuais tratamentos de pendências e/ou até que o mesmo seja concluído.

Informações importantes:

• É importante que o proponente se atente a documentação necessária a abertura do processo, caso algum documento não seja incluído, o processo será devolvido à unidade do proponente;
  • O documento da universidade/ instituição internacional pode ser de qualquer tipo em PDF: e-mail, carta, memorando ou outros que comprovem a manifestação de interesse da instituição estrangeira em estabelecer um acordo de cooperação com a UFAM. Esse documento deve ser proveniente da Reitoria, escritório de relações internacionais, direção ou coordenação de curso e correlatos;
  • Ao incluir as minutas propostas é necessário que os coordenadores tenham realizado em conjunto a elaboração das minutas.
  • Todos os modelos de minutas de acordo, plano de trabalho e protocolo estão disponíveis no SEI. No caso de acordos internacionais, deverá constar a minuta com a tradução em português e do idioma original.
registrado em: