Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFAM firma Acordo de Cooperação com a Universidade de Princeton, EUA
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

UFAM firma Acordo de Cooperação com a Universidade de Princeton, EUA

  • Published: Tuesday, 23 June 2026 12:20
  • Last Updated: Tuesday, 23 June 2026 12:20

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) firmou um protocolo de intenções com o Departamento de Antropologia da Universidade de Princeton (EUA), com o objetivo de definir as diretrizes da cooperação científica entre as instituições.

A cooperação contempla atividades na interface entre a Antropologia, os saberes indígenas, a pesquisa ambiental e a adaptação climática, com foco regional no Brasil e na Amazônia.

As instituições compartilham uma visão comum de reavaliar as relações entre as comunidades científicas indígenas e ocidentais em todo o mundo, buscando o fortalecimento de práticas colaborativas. Nesse contexto, o acordo prevê o desenvolvimento de ações transdisciplinares e interculturais, envolvendo povos e especialistas indígenas, suas teorias e práticas, com vistas a ampliar e aprimorar pesquisas, políticas e ações voltadas à conservação, biodiversidade e restauração.

Vigência

O Protocolo de Intenções terá vigência de cinco anos, contados a partir da data de sua assinatura, realizada em 23 de abril de 2026.

Assinatura

O documento foi assinado por Tanara Lauschner, Presidente do Conselho Diretor da Fundação Universidade do Amazonas; por João Biehl, Chefe do Departmento deAntropologia da Universidade de Princeton e por Aly Kassam-Remtulla, Vice-Reitor de Assuntos Internacionais e Serviços da Universidade de Princeton.

Publicação do Documento

O documento completo está disponível para consulta. Clique aqui para acessar.

Rede de Cooperação

Conheça todos os parceiros nacionais e internacionais da UFAM e acompanhe as instituições que integram a rede de cooperação da universidade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página