Capes convoca para intercâmbio internacional em 3 países com direito a bolsa
EDIÇÕES PERU, ANGOLA E REPÚBLICA DOMINICANA
O que é?
O Programa Caminhos Amefricanos da CAPES é uma iniciativa de intercâmbio internacional voltada para estudantes e professores brasileiros. O objetivo é promover a educação das relações étnico-raciais e combater o racismo por meio de intercâmbios de curta duração em países como Peru, Angola e República Dominicana.
Quem pode participar?
O Programa Caminhos Amefricanos da CAPES é voltado para:
- Professores da educação básica: Devem ser de instituições públicas brasileiras e se autodeclarar como pessoas pretas, pardas ou quilombolas. Esses professores participam do intercâmbio no Peru.
- Estudantes de licenciatura: Devem estar matriculados a partir do 5º semestre em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas brasileiras e se autodeclarar como pessoas pretas, pardas ou quilombolas. Esses estudantes participam dos intercâmbios em Angola e na República Dominicana.
Como funciona?
O Programa Caminhos Amefricanos da CAPES funciona da seguinte maneira:
Seleção de Participantes: O programa oferece 150 vagas, distribuídas igualmente entre Peru, Angola e República Dominicana. Para o Peru, são selecionados 50 professores da educação básica de instituições públicas brasileiras que se autodeclaram como pessoas pretas, pardas ou quilombolas. Para Angola e República Dominicana, são selecionados 50 alunos em cada chamada, que se autodeclaram como pessoas pretas, pardas ou quilombolas e que estejam matriculados a partir do 5º semestre de cursos de licenciatura de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas.
Inscrições: As inscrições são feitas no Sistema de Inscrições da CAPES, por meio de um formulário online e da apresentação dos documentos solicitados no edital.
Intercâmbio: Os professores selecionados para o Peru desenvolvem ações formativas com a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, além de visitas guiadas em escolas, locais históricos e museus. Os estudantes selecionados para Angola e República Dominicana realizam estudos de curta duração, participam de eventos científicos e fazem visitas guiadas em escolas, locais históricos e museus.
Financiamento: O programa cobre custos como passagem aérea, seguro saúde, auxílio instalação e mensalidades durante o período de intercâmbio.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente online, através do Sistema de Inscrições da CAPES, disponível no endereço oficial (https://inscricao.capes.gov.br/).
Se você está interessado em expandir seus horizontes e contribuir para a promoção da igualdade racial, essa pode ser uma excelente oportunidade!
Redes Sociais