Página inicial > Últimas Notícias > Comissão Técnica começa nova Seleção para o PEC-G 2025

Comissão Técnica começa nova Seleção para o PEC-G 2025

• Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2024, 15h16
  • Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2024, 15h16

A Comissão de Seleção do Programa de Estudantes -Convênio de Graduação (PEC-G) iniciou, nesta terça-feira (15), no Instituto Rio Branco, em Brasília, o processo de escolha dos estudantes que participarão do programa em 2025. A seleção se estende até 18 de outubro e o resultado preliminar será divulgado a partir de 25 de outubro. O resultado final está previsto para 14 de novembro.

Nesta edição, o PEC-G, juntamente com o Programa de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE), registrou 1.744 inscrições, mais que o dobro da edição anterior. Candidatos de 49 países concorrem a vagas em instituições de educação superior brasileiras.

O PEC-G 2025 oferece mais de 8 mil vagas em 400 cursos distribuídos em 109 instituições de ensino superior em todo o Brasil. Para o PEC-PLE, foram disponibilizadas 927 vagas em 40 instituições. A seleção segue os critérios do Edital nº 3/2024, bem como o Decreto nº 11.923/2024 e a Portaria Interministerial MEC/MRE nº 7.

Os candidatos devem comprovar a nacionalidade de um dos 74 países participantes, ter uma média mínima de 60% no ensino médio e garantir que o responsável financeiro possa oferecer um apoio mensal equivalente a pelo menos US$ 300. Além disso, a renda mensal do responsável deve ser, no mínimo, três vezes superior ao valor prometido ao candidato.

Criado em 1965, o PEC-G é um dos principais instrumentos de política externa do Brasil e de internacionalização da educação superior. Com quase 60 anos de existência, o programa já beneficiou mais de 10 mil estudantes estrangeiros, permitindo a formação acadêmica em universidades brasileiras. Entre os ex-alunos notáveis está o presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, que cursou Administração na Fundação Getúlio Vargas.

A Portaria Interministerial nº 7/2024, publicada em julho, trouxe modernizações ao programa, visando ampliar a participação de estudantes estrangeiros no Brasil, reforçando o compromisso do país com a cooperação educacional internacional.

Para mais informações sobre o PEC-G 2025, os interessados podem acessar os detalhes no site do Ministério da Educação (MEC) ou nos postos do MRE em seus respectivos países.

Comissão Avaliadora e Representação

A comissão avaliadora é composta por representantes de todas as regiões do Brasil, além de membros do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE). A mesa de abertura contou com a participação de Adilson Carvalho, secretário de Educação Superior substituto, Francisco Souza, assessor do Ministro da Educação para Assuntos Internacionais, e Laudemar Gonçalves, embaixador e secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do MRE, entre outros representantes.

Durante o evento, Julia Mamonas, operadora do PEC-G na Embaixada do Brasil em Brazzaville, República do Congo, destacou sua experiência no recebimento de candidaturas, reforçando o impacto do programa no país, que atualmente ocupa a sexta posição em número de estudantes ativos no PEC-G.

registrado em: