Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ufam e Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região se unem em projeto de combate às Doenças Crônicas Não Transmissíveis
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Ufam e Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região se unem em projeto de combate às Doenças Crônicas Não Transmissíveis

  • Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2024, 15h02
  • Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2024, 15h26

Por Matheus B. Monteiro (ARII/Ufam).

 

No dia  23 de agosto de 2024, a Universidade Federal do Amazonas - Ufam e o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região -TRT-11 firmaram um Acordo de Cooperação Técnica com uma missão importante: prevenir e controlar as Doenças Crônicas Não Transmissíveis - DCNT's. A parceria busca não apenas criar políticas públicas, mas garantir que essas ações sejam sustentáveis, eficientes e tenham um impacto positivo na vida das pessoas.
O TRT-11, que atende os estados do Amazonas e Roraima, não é apenas um tribunal de resolução de conflitos trabalhistas. Ele desempenha um papel social essencial, promovendo direitos e qualidade de vida. O compromisso da instituição com o bem-estar vai além dos processos judiciais, e se reflete em projetos como esse, voltados à saúde e ao cuidado com os trabalhadores.
O projeto foca em três pilares fundamentais: vigilância, promoção da saúde e cuidado integral. A ideia é monitorar as doenças, educar a população sobre a importância da prevenção e garantir que quem já está doente receba o cuidado necessário. Tudo isso para proteger os trabalhadores, garantindo que possam ter uma vida longa e saudável, tanto dentro quanto fora do ambiente de trabalho.
Para conduzir o projeto, foram nomeados dois coordenadores que estão à frente dessa iniciativa: o professor Dr. Edson de Oliveira Andrade, Diretor da Faculdade de Medicina da Ufam, e Sra. Karla Cristina Silva Petruccelli Israel, Coordenadora de Saúde do TRT-11. Juntos, eles terão a responsabilidade de gerenciar as ações e garantir que as metas estabelecidas sejam cumpridas.
Com o avanço das doenças crônicas no Brasil, essa iniciativa se torna ainda mais importante. Doenças como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos têm causado grande impacto na vida de milhões de brasileiros, muitas vezes impedindo que eles vivam com qualidade. Por isso, essa colaboração entre as instituições mostra um compromisso verdadeiro com a construção de um futuro melhor para a sociedade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página