Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFAM: Um Ano de Diversidade e Internacionalização - Recebendo Novos Alunos Internacionais
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

UFAM: Um Ano de Diversidade e Internacionalização - Recebendo Novos Alunos Internacionais

  • Publicado: Segunda, 13 de Mai de 2024, 15h00
  • Última atualização em Sexta, 14 de Junho de 2024, 14h26

   Este ano, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) teve o privilégio de receber uma nova leva de talentosos alunos de intercâmbio , enriquecendo ainda mais o ambiente acadêmico com sua diversidade cultural e experiências únicas. Através de programas como o GCUB-Mob, PEC-G e PRÉ-PECG, a UFAM tem se tornado cada vez mais um centro vibrante de intercâmbio global, promovendo a internacionalização do ensino superior brasileiro. No total, foram 26 novos estudantes recebidos pela Assessoria de Relações Internacionais, sendo 7 (moçambique); 5 ( Rep. do Congo); 3 ( Angola); 4 (Benim); 1 (Gana); 1 ( Timor Leste); 1 (Guiné Bissau); 1 (Nigéria); 1 ( Costa Rica); 1 ( Venezuela); 1 (Haiti); 

 

O que é o Programa GCUB :

  


O Programa GCUB de Mobilidade Internacional (GCUB-Mob) é coordenado pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), consórcio que reúne 89 Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, públicas e privadas.
O GCUB-Mob oferece bolsas de Mestrado e Doutorado a estudantes dos cinco continentes, com objetivo de contribuir para seu desenvolvimento acadêmico, bem como promover a internacionalização do ensino superior brasileiro e fortalecer a cooperação internacional entre as IES brasileiras e congêneres de outros países.

Cursos acolhidos pelo programa:

Moçambique, 7 alunos=  Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia ( doutorado); Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (graduação); Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) (Doutorado); Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) (Doutorado); Programa de pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (Mestrado); O Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA) (Mestrado); Programa de Pós-graduação em química (Mestrado) ; Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA) (Doutorado).

Angola, 3 alunos=  Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) ; Programa de pós-graduação em informatica (Mestrado); Programa de pós-graduação em informatica (Mestrado) .

Timor Leste, 1 aluno= Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) 

Haiti, 1 aluno=  Programa de Pós-graduação em Química (Doutorado)

República do Congo, 1 aluno= Agronomia Tropical (Mestrado)

Guiné Bissau, 1 aluno=  ENSINO DE CIÊNCIAS E HUMANIDADES - PPGECH (Mestrado) 

Venezuela, 1 aluno=  Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (Doutorado)

Nigéria, 1 aluno=  Programa de Pós-Graduação em Informatica (PPGI) (Doutorado) 

Costa Rica, 1 aluno= Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (Mestrado)

 

O que é o PEC-G:

  Programa de Estudantes Convênio de Graduação – PEC-G – Pró-Reitoria de  Graduação

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), criado oficialmente em 1965, oferece a estudantes estrangeiros a oportunidade de realizar seus estudos de graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras. Com isso, contribui para a internacionalização das instituições participantes e para a difusão das perspectivas brasileiras pelo mundo.
O PEC-G é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Temas Educacionais, e pelo Ministério da Educação, em parceria com Instituições de Ensino Superior em todo o país.
A ideia da criação de um programa de governo para amparar estudantes de outros países adveio do incremento do número de estrangeiros no Brasil, na década de 1960, e das consequências que este fato trouxe para a regulamentação interna do status desses estudantes no Brasil. Havia necessidade de unificar as condições do intercâmbio estudantil e de garantir tratamento semelhante aos estudantes por parte das universidades.
O PEC-G é regido pelo Decreto Presidencial n. 11.923/2024, que revogou o Decreto anterior (Decreto n. 7.948/2013). Pela norma, um dos objetivos do programa é auxiliar o regresso dos estudantes aos seus países de origem, de forma a contribuir com o desenvolvimento do capital humano.

Cursos acolhidos pelo programa:

República do Congo, 3 alunos= Engenharia de Petróleo e Gás; Ciência da Computação ; Engenharia Elétrica - Eletrotécnica

Benim, 2 alunos= Zootecnia; Agronomia

 

O que é o PRÉ-PECG:

Preparatório para o PEC-G | Secretaria de Relações Internacionais

Ofertado aos participantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). O Pré PEC-G é o curso de  língua portuguesa para estudantes estrangeiros. Antes de iniciar a Graduação na Ufam, o estudante precisa obter aprovação no exame do Celpe-Brás e o curso preparatório na universidade é ofertado pelo Idioma sem Fronteiras por aproximadamente 8 meses.

Cursos acolhidos pelo programa:

Benim, 2 alunos= Português

Gana, 1 aluno= Português

República do Congo, 1 aluno= Português

registrado em:
Fim do conteúdo da página