MOBILIDADE NO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA
Estão abertas as candidaturas para mobilidade no Instituto Politécnico de Bragança.
As inscrições são para o segundo semestre referente ao ano letivo 2023/2024 do IPB, que vai de fevereiro de 2024 a julho de 2024.
Ano letivo de 2023/2024:
Mentoring Academy: 12/02/2024 a 16/02/2024
2º Semestre: 19/02/2024 a 13/07/2024
Documentos necessários:
- Passaporte (é obrigatório que os alunos de intercâmbio tenham os passaportes na fase de candidaturas, para que não haja atrasos com os pedidos de passaportes, que depois atrasam sempre os pedidos dos vistos de estudante);
- Histórico Académico;
- Comprovativo de matricula;
- Contrato de estudos (em anexo o modelo do IPB) assinado e carimbado pela Assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal do Amazonas.
- Carta de Anuência da coordenação do curso com a recomendação para a realização e o período da mobilidade acadêmica.
- Preencher o formulário online (somente após a assinatura do acordo/contrato de estudos pela Assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal do Amazonas):
Para ajudar no preenchimento do "Contrato de estudos" podem consultar o Guia ECTS http://www.ipb.pt/go/d854;
O IPB não aceita candidaturas
São aceitos alunos de graduação, licenciatura e mestrado.
-O aluno deve estar regularmente matriculado na UFAM, e escolher matérias do segundo semestre do IPB, do campus de Mirandela ou do campus de Bragança, não é possível escolher matérias dos dois campis, pois situam-se em duas cidades diferentes.
- Os alunos de intercâmbio de graduação/ licenciatura ou de mestrado não podem escolher matérias dos cursos técnicos do IPB, porque o nível de ensino e exigência é inferior a uma graduação/ licenciatura ou mestrado;
- Os alunos de intercâmbio de graduação/ licenciatura ou de mestrado podem escolher matérias de línguas dos nossos cursos de graduação de línguas, ofertados na escola superior de educação do IPB. Se os alunos de intercâmbio quiserem realizar o curso de línguas intensivo do centro de línguas do IPB, terão de pagar o curso intensivo;
- Os certificados de avaliação final serão enviados até 6 semanas depois do término do semestre (13/07/2024).
- Informo que com a avaliação não será enviado os conteúdos programáticos das matérias (vocês denominam de ementas). Os conteúdos programáticos de cada matéria (ementa de cada matéria) está disponível online, no seguinte link: http://portal3.ipb.pt/index.php/pt/guiaects/cursos/licenciaturas ao entrarem em cada curso, podem verificar a lista das matérias no final da página web e ao entrarem em cada matéria é gerado automaticamente o conteúdo programático (ementa). Caso vocês precisem mesmo das ementas assinadas e carimbadas pelo IPB, deve avisar e solicitar aos vossos alunos de intercâmbio (depois de chegarem ao IPB e de definirem o acordo de estudos final) que solicitem as ementas carimbadas junto dos serviços académicos do IPB, contudo cada ementa tem um custo de 5,00 euros, valor igual para todos os alunos no IPB, sejam portugueses e internacionais.
Conforme o acordo de cooperação entre o IPB e a UFAM, os alunos de intercâmbio estão isentos do pagamento da anuidade no IPB.
Fica a cargo do aluno seguros de viagem e de saúde (PB4), viagens de avião, alimentação (2,75 euros por refeição no refeitório do IPB), alojamento, material escolar, entre outras despesas.
Informo ainda, que a legislação portuguesa não prevê bolsas de estudos para alunos internacionais. Importa referir, que podemos aceitar alunos de intercâmbio que tenham meios de subsistência para o período de intercâmbio. Não aconselhamos a vinda de alunos sem meios de subsistência, de forma a evitarmos problemas no futuro.
Data do envio da candidatura (versão final) à Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal do Amazonas –ARII/UFAM:
O aluno interessado deverá enviar um e-mail com todos os documentos em pdf único, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 10/10/2023 (terça-feira).
Esclarecemos que o envio de todas as documentações a esta Assessoria é de responsabilidade do aluno.
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