UFAM, UEA e IFAM assinam acordo de cooperação técnica durante reunião do Conif em Manaus
Por Matheus B. Monteiro (ARII/Ufam).
Fotos: Divulgação.
(Patrícia Fortes representando a UEA, Jaime Cavalcante representando o IFAM e Sylvio Mário Puga representando a UFAM).
Durante a 136ª Reunião do Conselho Nacional de Instituições de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), realizada em Manaus (AM), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam),o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) assinaram um importante acordo de cooperação técnica. A assinatura ocorreu durante a solenidade de abertura do evento, que aconteceu entre os dias 5 e 8 de agosto, nos campi do IFAM de Manaus.
O acordo tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento conjunto de atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação entre as instituições, além de promover a formação e qualificação de recursos humanos na região. A parceria visa estabelecer uma relação de apoio mútuo, criando oportunidades para a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento de projetos que beneficiem a sociedade amazonense.
A 136ª Reunião do Conif, sediada pelo IFAM, reuniu reitores e diretores de Institutos Federais, Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, com o objetivo de discutir pautas importantes para a Rede Federal, como o novo regimento do Conif e a matriz orçamentária para 2024. O presidente do Conif e reitor do Instituto Federal Goiano, Elias Monteiro, destacou que o evento é uma oportunidade para os gestores conhecerem os desafios específicos da educação na Amazônia, como o chamado "custo amazônico", que impacta a logística e a infraestrutura na região.
o Professor Dr. Sylvio Mário Puga Ferreira, reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), estava presente no evento e assinou o documento junto com a chefe de gabinete do reitor da UEA, Patrícia Fortes, representou a instituição estadual na assinatura do documento, que destaca a importância da colaboração entre as universidades e o IFAM para enfrentar os desafios da região amazônica.
Criada em 2008, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem desempenhado um papel fundamental na interiorização e diversificação da educação no Brasil. Com 685 unidades distribuídas por todo o território nacional, as instituições da rede são responsáveis por promover a educação profissional e tecnológica, alinhando-se às vocações locais e desenvolvendo inovações para atender às demandas regionais.
A cooperação assinada durante o evento em Manaus é vista como uma grande oportunidade para fortalecer ainda mais a presença dessas instituições na Amazônia, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a capacitação profissional da região.
A reunião do Conif foi encerrada com apresentações culturais locais, reforçando a conexão entre educação e cultura, elementos essenciais para o desenvolvimento social e econômico do estado do Amazonas.
Redes Sociais