Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Editais Abertos > Mobilidade Acadêmica para o Instituto Politécnico de Bragança (IPB)
Início do conteúdo da página

Mobilidade Acadêmica para o Instituto Politécnico de Bragança (IPB)

Publicado: Sexta, 29 de Mai de 2020, 12h57 | Última atualização em Sexta, 29 de Mai de 2020, 21h34 | Acessos: 194

ARII divulga que estão abertas candidaturas para Mobilidade Acadêmica para o Instituto Politécnico de Bragança - IPB, semestre 2020/2021.

A data limite para envio das documentações à ARII será até 21/05/2020.

Em função da boa evolução da situação de pandemia em Portugal, é PROVÁVEL que o próximo ano letivo possa iniciar de acordo com o seu calendário habitual, em 14/09/2020 e como tal estão abertas as candidaturas para Mobilidade Acadêmica para os alunos estudarem no IPB, no período de setembro de 2020 a fevereiro de 2021.

Ano letivo de 2020/2021:

1º Semestre: de 14/09/2020 a 13/02/2021

2º Semestre: de 15/02/2021 a 10/07/2021

Pausas letivas: de 21/12/2020 a 02/01/2021 (Natal) e de 29/03 a 05/04/2021 (Páscoa)

N.º vagas: Não temos limites de vagas

Documentos necessários:

- Preencher o formulário online (só depois da assinatura do coordenador de curso e da Assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal do Amazonas): https://forms.gle/ybhJFja43ytZf3EA6

- Passaporte (é obrigatório que os alunos de intercâmbio tenham os passaportes na fase de candidaturas, para que não haja atrasos com os pedidos de passaportes e posterior atraso nos pedidos dos vistos de estudante);

- Histórico Acadêmico;

- Contrato de estudos (em anexo o modelo do IPB) assinado e carimbado pelo coordenador de curso e pela Assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal do Amazonas. Este contrato deve ser enviado previamente para a assinatura e carimbo da Assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal do Amazonas. Após esta etapa, encaminharemos o documento assinado e carimbado ao aluno que fará a juntada às outras documentações necessárias para posterior envio em um único PDF a esta Assessoria.

Para ajudar no preenchimento do "Contrato de estudos" podem consultar o Guia ECTS http://www.ipb.pt/go/d854. Atenção aos cursos de diferentes campis. 

Data do envio da candidatura pela Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade Federal do Amazonas –ARII/UFAM: 22/05/2020.

O aluno interessado deverá enviar um e-mail com todos os documentos em pdf único para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 21/05/2020, tendo em vista a organização de todas as candidaturas para envio ao IPB.

Esclarecemos que o envio de todas as documentações a esta Assessoria é de responsabilidade do aluno

Notas importantes para o preenchimento do acordo de estudos:

- Os alunos devem escolher matérias do 1.º semestre (semestre de setembro a fevereiro, que no IPB corresponde ao 1.º semestre), podem escolher matérias de diferentes anos letivos, desde que escolham matérias do 1.º semestre.

- Os alunos devem escolher matérias do campus de Mirandela ou do campus de Bragança, não é possível escolher matérias dos dois campis, pois situam-se em duas cidades diferentes;

- Cada semestre corresponde a 36 créditos do ECTS (mais ou menos 6 matérias), tem uma duração de 20 semanas e inclui o período de avaliação. Os alunos de intercâmbio devem concluir com sucessos matérias que correspondam no mínimo 20 créditos, devido ao esforço mínimo exigido aos alunos portugueses;

- Aceitamos alunos de intercâmbio de graduação/ licenciatura e de mestrado;

- Os alunos de intercâmbio de graduação/ licenciatura ou de mestrado não podem escolher matérias dos cursos técnicos do IPB, porque o nível de ensino e exigência é inferior a uma graduação/ licenciatura ou mestrado

- Os alunos de intercâmbio de graduação/ licenciatura ou de mestrado podem escolher matérias de línguas dos nossos cursos de graduação de línguas, ofertados na escola superior de educação do IPB. Se os alunos de intercâmbio quiserem realizar o curso de línguas intensivo do centro de línguas do IPB, terão de pagar o curso intensivo;

- Os certificados de avaliação final serão enviados até 6 semanas depois do término do semestre (13/02/2021).

- Informo que com a avaliação não será enviado os conteúdos programáticos das matérias (vocês denominam de ementas). Os conteúdos programáticos de cada matéria (ementa de cada matéria) está disponível online, no seguinte link: http://portal3.ipb.pt/index.php/pt/guiaects/cursos/licenciaturas ao entrarem em cada curso, podem verificar a lista das matérias no final da página web e ao entrarem em cada matéria é gerado automaticamente o conteúdo programático (ementa). Caso vocês precisem mesmo das ementas assinadas e carimbadas pelo IPB, deve avisar e solicitar aos vossos alunos de intercâmbio (depois de chegarem ao IPB e de definirem o acordo de estudos final) que solicitem as ementas carimbadas junto dos serviços acadêmicos do IPB, contudo cada ementa tem um custo de 5,00 euros, valor igual para todos os alunos no IPB, sejam portugueses e internacionais. 

Benefícios: Conforme o acordo de cooperação entre o IPB e a sua instituição, os alunos de intercâmbio estão isentos do pagamento da anuidade no IPB.

Fica a cargo do aluno seguros de viagem e de saúde (PB4), viagens de avião, alimentação (2,50 euros por refeição no refeitório do IPB), alojamento (posteriormente irei dar mais informações para que os alunos reservem alojamento em Bragança/ Mirandela) material escolar, entre outras despesas. Peço que verifiquem com atenção se os alunos têm meios financeiros suficientes para se manter em Bragança, de forma a evitarmos problemas no futuro e evitarmos que os alunos passem necessidades.

registrado em:
Fim do conteúdo da página