Palestra realizada pela ARII promove encontro com professores de graduação e pós-graduação
Por Matheus B. Monteiro (ARII/Ufam).
Foto: Matheus B. Monteiro ( ARII/Ufam)
Na manhã do dia 13/12/2024, a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais com o apoio do grupo GCUB realizou a palestra "Alcance e importância dos Programas do GCUB na modalidade internacional", com o objetivo de divulgar sobre o principal programa de mobilidade com maior êxito em todo o mundo e responder dúvidas de docentes e discentes interessados no Programa.
A professora Rossana Valéria de Souza e Silva - Diretora executiva do GCUB, foi a ministradora do evento. Ela é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1997);Realizou estudos de Pós-Doutorado em Ciências da Educação na Université Paris 8, França (2002-2003). Foi professora da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1983-1990) e da Universidade Federal de Uberlândia - UFU (1991-2010).
É Coordenadora Geral e uma das criadoras do Programa de Licenciaturas Internacionais - PLI, gerenciado e financiado pela CAPES, voltado para a formação, em dupla titulação, de estudantes brasileiros no exterior. Responde no Brasil pela Coordenação do Programa de Alianças para a Educação e Capacitação PAEC OEA-GCUB, voltado para a formação em nível de Mestrado e Doutorado de estudantes oriundos dos países membros da Organização dos Estados Americanos OEA.
O que é o programa GCUB?
O Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras -GCUB é uma associação da sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural. Foi fundado no dia 29 de outubro de 2008, em Brasília – Distrito Federal com o nome de Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras. Essa denominação foi alterada formalmente no dia 30 de outubro de 2020 em sua Assembleia Extraordinária. Atualmente, é composta por 96 Universidades brasileiras e 6 instituições estrangeiras
Os programas e projetos do GCUB são destinados a estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como a pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento. Por meio desses programas, milhares de estudantes brasileiros e estrangeiros têm a oportunidade de aprimorar seus estudos e de compartilhar valores e visões com pessoas de outras culturas. Essa mobilidade acadêmica também propicia o conhecimento de diferentes sistemas educacionais e de pesquisa, e distintos percursos de formação acadêmica.
O evento foi exitoso despertando o interesse de discentes e docentes e a Professora Rossana, com sua expertise esclareceu muitas dúvidas e indicou vários caminhos para a internacionalização da UFAM.
Redes Sociais