Governo do Japão oferece bolsas para brasileiros

Por meio do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão, MEXT, o Governo do Japão, buscando estreitar laços diplomáticos com países e contribuir para a internacionalização do Japão, além de permitir o desenvolvimento de futuros profissionais mundiais, oferece bolsas nas modalidades de Graduação e Pesquisa/Pós-Graduação (com a oportunidade de Mestrado ou Doutorado).

Todas as bolsas garantem a isenção de despesas universitárias de matrícula e mensalidades, além de um valor mensal que pode variar entre ¥117 mil e ¥145 mil ienes (aproximadamente 3.800 a 4.700 reais) e passagens aéreas do aeroporto internacional mais próximo até a cidade de Narita. O primeiro ano consiste em um curso preparatório de língua e cultura japonesa, e aulas preparatórias com matérias de acordo com o curso escolhido. Como requisito geral, os participantes, apesar de não precisarem necessariamente ter nível avançado de japonês, devem estar dispostos a aprender a língua e a cultura japonesa e manter suas notas e frequências em bons níveis. As candidaturas podem ser feitas nos consulados e embaixadas do Japão no Brasil – inclusive em Manaus.

Confira detalhes sobre as modalidades das bolsas:

Graduação

A variedade é um destaque, com cursos ofertados entre as áreas de exatas, humanas e biológicas. É possível estudar História, Engenharia, Direito, Literatura, e até mesmo Medicina nessa modalidade. A bolsa tem o mínimo de 5 anos, e para alguns cursos da área da saúde pode chegar a 7. É requisitado que os jovens tenham de 17 a 21 anos, boas médias no ensino médio, conhecimentos avançados de inglês ou japonês - além de serem saudáveis, o que é um pré-requisito para todas as bolsas. Para alguns cursos, é necessário conhecimento avançado de japonês. As inscrições vão de 21 de maio a 18 de junho. Cheque o edital completo em inglês aqui.

Pesquisa (Mestrado e Doutorado)

Os candidatos devem aplicar para um campo ligado à sua área de formação. Além disso, devem ter o máximo de 34 anos de idade (nascidos após 02/04/1984), e a bolsa dura de 1 ano e 6 meses a 2 anos. Para se inscrever, é necessário que os candidatos preencham um formulário, e entreguem cópias de seu diploma e histórico universitário, assim como um projeto de pesquisa  de no máximo 4 páginas e curriculum. É possível verificar o edital completo em inglês aqui.

Em ambas as modalidades os candidatos passam pelas etapas de análise documental, provas escritas e entrevista. Na modalidade de Pesquisa ainda existe uma segunda fase onde o candidato deve contatar a universidade japonesa desejada. No site Study in Japan, além de dicas e mais detalhes sobre as bolsas, também é possível encontrar exemplos das provas.

Fonte notícia