Página inicial > Últimas Notícias > ARII e o Global Portal Institute realizam encontro Internacional sobre a temática da Ecologia aliada à Economia

• Publicado: Sexta, 26 de Abril de 2024, 15h27
  • Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2024, 15h32
(Prof. Dr. Nicolas Picat Saridaki entrega um exemplar de mel produzido por abelhas sem ferrão)
imagem sem descrição.

No Dia da Terra, 22 de abril de 2024, a UFAM, através da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII, e o Global Portal Institute alinharam esforços para a organização de um Encontro Internacional sobre a temática da Ecologia aliada à Economia, reunindo representantes dos quatro continentes para uma transmissão simultânea, com o intuito de compartilhar os estudos e as implementações dos projetos sobre a “Abelha sem Ferrão”, que é uma espécie nativa da Amazônia.

O local escolhido para a transmissão foi a Sala de Reuniões do Gabinete da Reitoria e contou com a presença do Pró-Reitor de Inovação Tecnológica, Prof. Dr. Jamal da Silva Chaar; a Profª. Drª. Cláudia Guerra Monteiro, o Prof. Dr. Gilmar Eduardo Costa do Couto, e o Prof. Melquíads Régis Pereira, da Pró-Reitoria de Extensão; a Profª. Drª. Rosany Piccolotto Carvalho do ICB/UFAM; a Profª. Drª. Rita de Cássia Saraiva do ICE/UFAM; a Profª. Drª. Maria Cecília Bustamonte da FCA/UFAM e do Sr. Carlos Serfaty, Presidente da Federação Amazonense de Pesca Esportiva – FEAMPE.
Os representantes estrangeiros foram: o Prof. Mark Randall, Reitor Associado e Professor Assistente de Parsons School of Design Strategies de Nova York; a Profª. Drª. Erica Denison, Professora Sênior da Prem Tinsulanonda Internacional School em Chiang Mai-Tailância e o Prof. Dr. Kai Wang, Professor Associado e Cientista Pesquisador do Instituto de Pesquisa Apícola da Academia Chinesa de Ciências Agrárias em Pequim-China.
 Neste evento, o Presidente do Global Institute, Prof. Dr. Nicolas Picat Saridaki reforçou a questão da “sabedoria local”, que deve sempre ser levada em consideração, para que os projetos tenham resultados positivos, buscando a integração do conhecimento, ressaltando, ainda, que não é uma luta entre “economia versus ecologia”, mas uma parceria, e que a missão do Global Portal Institute é criar pontes entre entidades privadas e públicas visando equilibrar o desenvolvimento economicamente sustentável à preservação dos recursos naturais, diante da boa gestão dos recursos.
O Sr. Nicolas continuou a fala alertando para as dificuldades pelas quais as comunidades mais remotas acabam por enfrentar, mas que, felizmente, temos uma ferramenta poderosa que é a “polinização nativa pela abelha sem ferrão”, e que não se trata apenas da polinização, mas da produção de mel, da segurança alimentar, do oxigênio e do bem-comum.

Por fim, o Global Portal Institute pretende retornar à Manaus em 2025 para mais um Encontro Internacional entre Instituições e Comunidades, realizando sempre ações pioneiras em prol da ressocialização sustentável através da capacitação para o manejo das abelhas sem ferrão