Página inicial > Últimas Notícias > Acordos de Cooperação entre a UFAM e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) são assinados.

• Publicado: Terça, 26 de Março de 2024, 11h13
  • Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 11h33

Com 20 anos de parceria, UFAM e IRD renovam dois importantes Acordos de Cooperação.

Na manhã desta terça-feira, 26 de Março, o Reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Mário Puga, assinou dois Acordos de Cooperação com o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), localizado na França.

Os acordos foram assinados hoje em Brasília, no evento de celebração de 20 anos da Cooperação entre a FUA e o IRD, tempo em que as Instituições vêm mantendo a cooperação mútua, renovando os projetos sempre que necessário.

Os acordos assinados referem-se ao projeto SO HYBAM, projeto que visa operar o sistema de monitoramento hidrogeodinâmico e a geoquímica da Bacia da Amazônia, no contexto de cooperação técnica; e ao projeto NAMCO, que busca estabelecer no estado do Amazonas o monitoramento da biodiversidade e conservação de ecossistemas através de DNA para análise das relações entre esse parâmetro e a hidrologia, a ecologia e distúrbios antropogênicos nas variações sazonais nas regiões do estado.

A cooperação entre as Instituições poderá se desdobrar em forma de  realização de programas de pesquisa conjuntos; ações de formação para pesquisa ou aperfeiçoamento de estudantes, pesquisadores e docentes; intercâmbio de membros do corpo docente, discente e pesquisadores de ambas as Instituições, bem como outras medidas que visam contribuir mutuamente com ações de estudo e formação, conduzidas em conjunto.