Conheça suas oportunidades: Unibral

UNIBRAL é um programa de cooperação entre a Capes e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Procura promover o intercâmbio de docentes e estudantes de graduação, nas áreas de Engenharias, durante o período de dois anos, podendo ser estendido por período igual.

O programa possui duas modalidades, o UNIBRAL I e o UNIBRAL II. Ambas necessitam que haja um convênio entre uma instituição brasileira e outra alemã. Entretanto, o UNIBRAL II garante o duplo diploma de graduação, de maneira que, ao final do curso, o aluno seja titulado tanto pela universidade brasileira quanto pela alemã.

A bolsa possui benefícios de acordo com quem está participando. Se o objetivo da participação for para estudos, no caso de acadêmicos brasileiros, é concedido auxílio de seguro saúde, de instalação, para deslocamento e adicional localidade, quando necessário. Para docentes doutores que participam com intuito de trabalho é concedido auxílio seguro saúde, de deslocamento e diárias.

O Unibral necessita que haja um acordo de cooperação entre uma instituição brasileira e uma alemã. Atualmente, a Ufam possui acordos vigentes com as seguintes instituições alemãs: de Neubrandenburg; de Braunschweig; de Stuttgart e de Hohenheim.