DAAD oferece bolsas de mestrado em Políticas Públicas na Alemanha

Oito universidades oferecem bolsas no campo de Políticas Públicas através do Programa Helmut-Schmidt do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). As inscrições têm início somente no dia 1 de junho de 2018.

Os bolsistas, além de não pagarem taxas universitárias e despesas de viagem terão apoio financeiro de 850 euros mensais, seguro saúde, subsídio para pesquisa e direito a um curso de alemão com duração de seis meses. O programa que tem início em setembro/outubro de 2019 tem alguns de seus cursos ministrados em inglês e outros em alemão, e o participante deve escolher até dois cursos na área de Políticas Públicas para aplicar.

O programa visa qualificar futuros líderes na política, economia e administração, visando permitir que os bolsistas possam contribuir com o desenvolvimento de seus países de origem a partir do conhecimento obtido durante o intercâmbio. O candidato deve fornecer resultados de sua pesquisa até o momento da inscrição, apresentar engajamento social e político, e motivos convincentes para o estudo na Alemanha e demonstrar os benefícios que pretende acrescentar ao seu país com a realização do curso de mestrado – e ter se formado nos últimos seis anos. Para se candidatar, o estudante deve enviar os documentos requeridos diretamente às universidades desejadas. Dentre os documentos requeridos estão:

- O formulário de inscrição do DAAD, deixando claro sua primeira e segunda opção de curso;

- Uma carta de motivação, assinada à mão (conforme edital);

- Curriculum vitae, assinado à mão;

- Cópias dos diplomas de graduação da universidade, com explicação do sistema de notas e créditos;

- Cópia do diploma de ensino médio;

- Certificado de proficiência (Alemão e inglês);

- Duas cartas de recomendação por professores da universidade e/ou empregadores - atuais ou passados - com data recente com assinatura, carimbo ou papel timbrado.

É importante verificar os requerimentos de cada curso. Os cursos disponíveis no programa são:

- Mestrado em políticas públicas (MPP) da Hertie School of Governance, em Berlim

- Mestrado em desenvolvimento e governança, da Universidade de Duisburg-Essen

- Mestrado em políticas públicas (MPP) da Willy Brandt School of Public Policy, na Universidade de Erfurt

- Mestrado em Public Economics, Law and Politics, na Leuphana University of Lünenburg

- Mestrado em Gerenciamento de Organizações Não-Governamentais, na Hochschule Osnabrück

- Mestrado em Governança Democrática e Sociedade Civil, na Universidade de Osnabrück

- Mestrado em políticas públicas e governança, na Universidade de Passau

- Mestrado em gestão pública, na Universidade de Potsdam

As inscrições vão até o dia 31 de julho de 2018. Visite a página oficial do programa e seu edital.