Mestrado em Economia com bolsa do DAAD, Berlin

O Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD), por meio do Programa EPOS, inscreve até 30 de setembro, 2018, candidatos interessados em concorrer a uma das bolsas para mestrado em economia em Berlim, Alemanha. Os selecionados irão cursar o Master in International and Development Economics na HTW Berlin com tudo pago.

Sobre o curso na HTW Berlin e as bolsas do DAAD

O mestrado em economia em Berlin começa em abril de 2019 e tem duração de 18 meses, com aulas em inglês, não sendo necessário falar alemão para se candidatar. O curso oferece aos alunos uma compreensão aprofundada sobre o contexto econômico e político internacional na qual estão integrados os países em desenvolvimento.

DAAD oferece bolsas para cobrir os custos de vida de candidatos de países em desenvolvimento ou recém-industrializados. Os bolsistas também terão isenção de taxas de matrícula. Normalmente, as bolsas de mestrado do DAAD também cobrem seguro-saúde, auxílio mensal de 750 euros e ajuda de custo para as passagens aéreas.

Requisitos das bolsas para mestrado em economia em Berlin

Os candidatos às bolsas para mestrado em economia em Berlim devem ter um diploma de graduação e ter cursado um determinado número de créditos na área de economia ou administração. Além disso, também é preciso possuir proficiência em inglês. O DAAD também exige que o interessado tenha no mínimo dois anos de experiência profissional na sua área depois de formado.

Como funciona a candidatura

Para se inscrever no curso, é preciso preencher o formulário de candidatura da HTW Berlin e enviar todos os documentos solicitados em inglês ou alemão via internet.

• Carta de motivação (máx. 1 página);
  • Histórico acadêmico;
  • Documento que explique o sistema de avaliação da sua universidade;
  • Duas cartas de recomendação (de acordo com o modelo disponibilizado pela instituição de ensino);
  • Curriculum Vitae;
  • Cópia do passaporte;
  • Comprovante de proficiência em inglês;
  • Resumo de duas páginas sobre o seu trabalho de conclusão da graduação;
  • Formulário de candidatura do DAAD e comprovação de dois anos de experiência profissional.

As cartas de referência devem ser enviadas por email para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Além disso, é preciso enviar cópias apostiladas do diploma e do histórico acadêmico por correio até 15 de outubro para:

HTW Berlin
MIDE Admissions
Treskowallee 8
Berlin, Germany

Note que além de indicar no momento da inscrição que você deseja concorrer a uma das bolsas para mestrado em economia em Berlim, há um formulário de aplicação específico do DAAD (aqui) que você também precisa enviar durante o processo de candidatura.

O resultado da seleção das bolsas será divulgado em meados de novembro.

Leia o edital do programa
Saiba tudo sobre os requisitos
Inscreva-se para as bolsas