Cientistas suecos e brasileiros visitam a Ufam

Cientistas suecos (as) e brasileiros (as) realizaram visita institucional à Universidade Federal do Amazonas (Ufam) com o objetivo de conhecer mais sobre a Universidade e sobre o Instituto de Computação (IComp). Na ocasião, o professor José Reginaldo Carvalho realizou uma visitação aos laboratórios de engenharia e mecânica e finalizou apresentando o instituto em números e projetos.

O IComp, que vem investindo cada vez mais em empreendedorismo, apresentou também um dos cases de maior sucesso criados em sala de aula, a empresa Neemu, desenvolvedora de algoritmos de busca, coleta, agrupamento e classificação de dados de vendas online.  Criada em 2011 por universitários do curso de computação, é responsável por mais de 30% das movimentações de e-commerce no Brasil.

O evento ocorreu na última quinta-feira, 06.10, e contou com a partição dos (as) cientistas Luciana Pereira, professora adjunta da Universidade Federal do ABC, Mikael Roman, conselheiro técnico-científico da embaixada da Suécia em Brasília, Kerstin Johansen, professora com mais de 10 anos de experiência na indústria sueca, Magnus Klofsten, diretor e fundador do Centro de Inovação e Empreendedorismo da Universidade de Linköping, Paulo Kurka, professor da Escola de Engenharia Mecânica da UNICAMP, Luiz Carlos Goés, professor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, Petter Krus, professor de projetos de aeronave e sistemas mecatrônicos da Universidade de Linköping e Tanara Lauschner, diretora do Icomp.