Candidaturas Mobilidade In (Nacional - Internacional) Graduação 2017

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) recebe, por meio da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) alunos vinculados aos Programas de Mobilidade ou sobre o abrigo de Acordos de Cooperação firmados com Instituições estrangeiras ou brasileiras (acesse link abaixo para ver relação de Acordos vigentes) pelo período de até um ano e meio, respeitadas as devidas autorizações. Conheça os Programas de Mobilidade administrados pela ARII. Caso a sua Universidade não possua Acordo de Cooperação com a Ufam procure pelas Relações Internacionais de sua Universidade para saber do interesse em firmar Acordo.

Os período de candidaturas para 2017 são:

- Meses de janeiro de fevereiro (2017), para ingresso no segundo semestre de 2017;

- Meses de julho e agosto (2017), para ingresso no primeiro semestre de 2018.

Como candidatar-se?

Para candidatar-se devem preencher formulário online e encaminhar (em formato PDF) para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e anexar os seguintes documentos:

- Histórico Escolar;

- Cópia do passaporte

- Foto 3x4;

- Carta de Recomendação assinada por professor da universidade de origem;

A candidatura é suficiente para ser aceito na Universidade?

O preenchimento e envio do formulário de candidatura não é garantia de que o aluno foi ou será aceito. A candidatura é o início do processo que poderá culminar com aceitação ou não do aluno. Com base nas informações prestadas no formulário, a ARII fará contato com a coordenação do curso pretendido para consulta quanto à possibilidade de receber o discente.

Qual o prazo para conclusão da candidatura?

Para trâmite completo e emissão da carta de aceite, o candidato tem um prazo de cinco meses.

Se a coordenação do curso acenar negativamente quanto ao ingresso do aluno, no máximo em um mês todo o processo terá sido concluído.

Cursos oferecidos pela Ufam?

Todos os cursos possuem disciplinas com determinadas especificidades, o que significa que algumas exigem pré-requisito. Assim, dependendo da situação o coordenador poderá propor que o aluno refaça seu plano de estudo. Clique aqui para conhecer grade dos cursos e suas respectivas grades curriculares.

Curso de Português para estrangeiros?

As aulas na Ufam são ministradas em Língua Portuguesa. Os candidatos estrangeiros devem possuir, portanto, nível intermediário de Português, não precisando apresentar proficiência. O Núcleo de Línguas (Nucli), vinculado ao Programa Idiomas sem Fronteiras, oferece aulas de Português gratuitas. Os alunos que necessitarem desse apoio devem acusar no momento do preenchimento do formulário.

Como obter o visto de estudante?

O Visto de Estudante somente poderá ser obtido junto à Embaixada brasileira instalada no país de origem após a liberação da Carta de Aceite. Em hipótese alguma a ARII procederá a solicitação de matrícula de alunos com Visto de Turista.

Quais benefícios a Universidade oferece aos candidatos com ou sem bolsa?

Os candidatos nacionais ou estrangeiros que recebem matricula de aluno da Ufam (com ou sem bolsa) têm direito aos mesmos benefícios, conforme elencados abaixo:

- Restaurante Universitário (café, almoço e jantar) a preço subsidiado, ou seja, valor bem abaixo do praticado pelo mercado.

- Carteira de Estudante que permite pagamento de meia passagem nos transportes coletivos e em shows culturais.

A Universidade não disponibiliza alojamento para estudantes em Intercâmbio e nem Auxílio-Bolsa, exceto para os alunos estrangeiros vinculado ao  Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G).

Pagamentos de Taxas?

A Universidade Federal do Amazonas é uma universidade pública, de caráter gratuito, portanto, não são cobrados nenhum tipo de taxa de ingresso.

Mais informações acesse os links abaixo

Sobre a cidade de Manaus;

Sobre a Ufam;

Guia do Aluno em Intercâmbio na Ufam

Universidades que mantém Acordo de Cooperação (nacional) com a Ufam

Universidades que mantém Acordo de Cooperação (internacional) com a Ufam

Outras informações no menu "serviços - cidade"

Atenção

Para ingresso nos cursos de pós-graduação da Ufam, os candidatos devem enviar e-mail diretamente para os Programas.

Acesse contatos