Concurso premia artigos em alimentação e nutrição sustentáveis do Brasil

Promovido pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, o Concurso de Pesquisas Científicas e   Projetos de inovação – Multiplicando experiências e estratégias em Alimentação e Nutrição sustentáveis do Brasil tem por objetivo geral premiar artigos de pesquisa científica e de projetos de implementação de ações sustentáveis de alimentação e nutrição no Brasil que possam ter sua experiência compartilhada e multiplicada por intermédio do Centro na África. A seleção será feita em dois momentos distintos: primeiramente serão classificados os cinco melhores artigos e os cinco melhores projetos para os prêmios secundários; na segunda fase, para os prêmios principais, o programa selecionará o melhor artigo e o melhor projeto. O prazo para a submissão de trabalhos vai até o dia 20 de janeiro de 2017.

Para inscrição, os participantes deverão, no período definido abaixo, inscreverem-se e mandarem seus artigos ou projetos pelo e-mail, observando as seguintes informações:

  • Preencher os dados iniciais de acesso: RG e CPF. Estrangeiros residentes no Brasil devem usar seu RNE e CPF; caso não os possuam, enviar número de passaporte válido.
  • Cópia do visto de residência no Brasil e/ou RNE e CPF poderá ser pedida aos candidatos estrangeiros residentes no Brasil selecionados para a fase de classificação. Sua não apresentação resultará em desqualificação.
  • Cópia do atestado de matrícula poderá ser pedida aos candidatos que se declarem como estudantes selecionados para a fase de apuração. Sua não apresentação resultará em eliminação.
  • Informar dados adicionais e os dados da instituição de ensino superior, do instituto de pesquisa ou do local de trabalho, conforme caso aplicável.
  • Submeter em formato PDF o artigo ou projeto juntamente com o formulário preenchido e assinado para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

São aceitos artigos:

  • Artigos devem submetidos em PDF no site de inscrição.
  • O texto submetido deve ter páginas numeradas para fins de revisão e deve ter no mínimo 10 e no máximo 20 laudas, incluindo resumo, abstract e bibliografia.
  • Utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, com margens padrão da ABNT NBR/6023/2002.  O artigo deve ter no mínimo 10 e no máximo 25 páginas.
  • Não serão aceitos artigos de revisão bibliográfica, de posicionamento ou de comunicação breve.
  • O texto de manuscritos de pesquisa original deve seguir a estrutura conhecida como IMRD: Introdução, Métodos, Resultados e Discussão.
  • Em cada uma das partes não se deve dividir o texto em mais subtítulos, exceto nos casos que requerem maior detalhe, sobretudo em Resultados e Discussão.
  • Manuscritos baseados em pesquisa qualitativa podem ter outros formatos, admitindo-se Resultados e Discussão em uma mesma seção e Considerações Finais/Conclusões.
  • O uso de siglas e jargões deve ser evitado.

 

Sobre o programa

 O Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas atua como um catalisador sustentável de desenvolvimento social e de luta contra a fome no mundo. Pautado nesse objetivo de desenvolvimento, o trabalho de cooperação Sul- Sul realizado pelo Centro contribui para acelerar processos de transformação social em diversos países ao apoiar a criação de políticas nacionais sustentáveis de proteção social, como políticas de alimentação escolar e de fomento à agricultura familiar.