Primeiro brasileiro premiado na Student Research Competition é aluno da Ufam

Primeiro brasileiro premiado na ACM Student Research Competition (SRC), competição promovida pela Association for Computing Machinery (ACM), no escopo do evento International Symposium on Foundations of Software Engineering (FSE), o aluno Felipe Monteiro,  do curso de Engenharia de Computação da Ufam, sob a orientação do professor Lucas Cordeiro, apresentou o trabalho  “Verificação de modelos limitados de sistemas digitais Estado-Espaço” que defende a aplicação de técnica conhecida como Bounded Model Checking na verificação de propriedades de controladores digitais de ponto fixo, componentes utilizados em vários tipos de sistemas, desde roteadores de internet até aviões e foguetes. A FSE é uma das conferências mais influentes do mundo na área de Engenharia de Software.

Chegaram ao final da competição dois alunos da Universidade de Washington (Seattle/EUA) orientados pelo renomado professor Michael Ernst e o brasileiro que após várias etapas de seleção ficou em segundo lugar na ACM Student Research Competition da conferência ACM SIGSOFT no FSE 2016.  De acordo com o professor Lucas Cordeiro esta é uma conquista notável e que deve ser comemorada com muito orgulho. “O FSE é um grande evento internacional que reúne os melhores nomes na área de engenharia de software e ficamos muito felizes de que nesta edição a Ufam tenha obtido inédita premiação”, comenta.

O aluno também explica que a ACM seleciona os trabalhos mais influentes em diferentes ramos da Computação para aplicar a competição e que a seleção se dá em várias fases, sendo que na última etapa, os alunos fazem apresentação de 10 minutos sobre a pesquisa e o comitê seleciona os vencedores.

O evento ocorreu de 13 e 18 de novembro de 2016, na cidade de Seatle, EUA.

Sobre o evento

Association for Computing Machinery é uma das organizações mais importantes para pesquisa na área.  Ela promove anualmente a ACM Student Research Competition, que é sediada, após uma seleção criteriosa, nas conferências mais influentes sobre Computação.

Os alunos interessados devem submeter artigo científico, que será revisado pelos organizadores da conferência. Após aprovação, os representantes dos artigos recebem US$ 500,00 para viajarem até o local de apresentação. Onde levam postêrs com o resumo do trabalho e são avaliados por um comitê especializado.

Sobre o Michael Ernst

Professor de Ciência da Computação e Engenharia na Universidade de Washington. Seu principal interesse em pesquisa é a produtividade do programador, incluindo engenharia de software, linguagens de programação, segurança, testes e questões relacionadas. Muitas publicações e programas estão disponíveis on-line. Saiba mais.