RESULTADO EDITAL BRAFITEC 01/2020

ARII Divulga Resultado dos Selecionados no Edital BRAFITEC 01/2020. 

Confira abaixo:

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS 

FACULDADE DE TECNOLOGIA 

EDITAL BRAFITEC No 001/2020 

PROCESSO SELETIVO PARA PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA EM INTERCÂMBIO INTERNACIONAL 

HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO DAS ETAPAS 01 E 02 - CONSOLIDADO 

 

MATRÍCULA      NOTA FINAL      CLASSIFICAÇÃO 

   21753424            171,02                       1°

   21750657            170,77                       2° 

   21852779            170,39                       3°

   21751937            169,25                       4° 

   21751938            165,50                       5° 

   21850993            157,85                       6° 

 

*NOTA FINAL: Proficiência em língua francesa (B1) x (Peso 5) + Coeficiente do histórico escolar x (Peso 4) + Média da Nota do ENEM x (Peso 3) + Número de atividades em: Iniciação Científica e Tecnológica, Extensão e Estágio Supervisionado x (Peso 2) + Carga horária cursada x (Peso 1) / 15 

Os quatro (04) primeiros colocados dentre os candidatos supracitados estão aptos para participar da ETAPA 03 do Processo Seletivo, referente ao EDITAL BRAFITEC No 001/2020. 

Houve o aumento de duas bolsas, oriundas de vagas não ocupadas pelo parceiro da POLI- USP, e sendo assim, os candidatos classificados em 5° e 6° também poderão participar da ETAPA 03 do Processo Seletivo, referente ao EDITAL BRAFITEC No 001/2020. 

Manaus, 31 de Março de 2020.

 

Dr. Jean Carlos Silva Andrade 

Coordenador do Projeto BRAFITEC No 246/19 

 

Relação de Discentes Bolsistas - Mobilidade Acadêmica/ ARII 2019

Confira a relação de Discentes Bolsistas - Mobilidade Acadêmica ARII 2019

 

Acesse o resultado no link abaixo.

 

Relação de Discentes Bolsistas

Resultado Final - BRAMEX 2020/1

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII divulga o resultado final da seleção para o Programa de Intercâmbio Brasil-México (BRAMEX) 2020/1. A seleção é referente ao Edital n°009/2019 - ARII/Reitoria.

Acesse o resultado preliminar no link abaixo:

Resultado Final - BRAMEX 2020/1

Resultado Final - BRACOL 2020/1

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII divulga o resultado final da seleção para o Programa de Intercâmbio Brasil-Colômbia (BRACOL) 2020/1. A seleção é referente ao Edital n°008/2019 - ARII/Reitoria.

Acesse o resultado preliminar no link abaixo:

Resultado Final - BRACOL 2020/1

Ufam sedia XII Assembleia Geral e XI Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras entre os dias 28 e 31 de outubro

Com expectativa de receber 400 pessoas em cada um dos dias de evento, são esperados ainda 35 reitores de instituições brasileiras e estrangeiras e participantes de 85 universidades, entre públicas, comunitárias e católicas.

 

Com o tema "Indústria 4.0 e Sustentabilidade", a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) é anfitriã, entre os dias 28 a 31 outubro, da XII Assembleia Geral e do XI Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.

O evento, promovido pelo Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) em parceria com a Ufam, busca discutir as temáticas e o papel das universidades quanto a elas, bem como a geração de conhecimento e a sua difusão.

A programação extensa integra a discussão dos temas afins com a comunidade acadêmica nacional e internacional. Estão confirmadas as presenças de 35 reitores, que virão de diversas partes do mundo, de 85 universidades, dentre as quais públicas, comunitárias e católicas. Ao todo, o público estimado será de 400 participantes para cada dia.

Trata-se de uma atividade estratégica para a Ufam, mas também para a cidade de Manaus e para o estado do Amazonas, tendo em vista ser uma importante oportunidade de internacionalização da Universidade, além de promover a cultura, a biodiversidade e a economia amazonenses.

Anualmente, o Seminário Internacional e a Assembleia Geral são frequentados por mais de 350 representantes de instituições de Educação Superior e pesquisa, membros do corpo diplomático e autoridades governamentais e de organizações internacionais de mais de 35 países, localizados nos cinco continentes.



Mais Informações

O GCUB é uma associação civil, de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter acadêmico, científico e cultural, composta por 88 instituições brasileiras de Educação Superior, fundada em 29 de outubro de 2008, em Brasília, DF. A missão do Grupo é promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições associadas e parceiros internacionais, por meio de programas, projetos e ações de cooperação internacional, bilaterais e multilaterais.

Suas ações são desenvolvidas em parceria com Organizações Internacionais, Universidades, Redes Universitárias, Conselhos de Reitores e Órgãos Governamentais de mais de cem países, localizados nos cinco continentes. No Brasil, recebem o apoio, dentre outros, do Ministério da Educação (MEC), (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), especialmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio da Divisão de Temas Educacionais (DCE).

Seus programas e projetos são destinados a estudantes de Graduação e de Pós-Graduação, bem como a pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento. Por meio desses programas, milhares de estudantes brasileiros e estrangeiros têm a oportunidade de aprimorar seus estudos e de compartilhar valores e visões com pessoas de outras culturas. Essa mobilidade estudantil também propicia o conhecimento de diferentes sistemas educacionais e de pesquisa, além de distintos percursos de formação acadêmica.

Além desses, o GCUB promove Seminários que reúnem pesquisadores de áreas prioritárias para a ciência, no Brasil e nos países parceiros; participam na organização de missões internacionais dirigidas aos representantes das universidades associadas; promove cursos de formação de líderes em cooperação internacional universitária; além de receber delegações de Reitores e autoridades dos países com os quais mantém acordos de cooperação.

As atividades promovidas são alicerçadas nos princípios da responsabilidade social e ambiental, da promoção da paz, da defesa dos direitos humanos e da inclusão social. Para o GCUB, a internacionalização universitária tem papel precípuo na promoção do desenvolvimento humano, na difusão do conhecimento e na disseminação de valores universais, tais como o respeito às diferenças culturais. A expansão das ações e os frutos colhidos desde a criação do Grupo expressam sua missão de promover uma educação superior de qualidade e universal.

"Indústria 4.0 e sustentabilidade" é o tema central da XII Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras

Evento também abriga o XI Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e conta com a participação de Universidades de 28 países.

Texto por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam
Replicado na ARII: Ricardo Ramos
Fotos: Márcia Grana e Everton Macedo - TAE TV Ufam

Com foco na internacionalização universitária, o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) promove, em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), até o próximo dia 31 de outubro de 2019, a XII Assembleia Geral do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras e o XI Seminário Internacional do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras.

Durante a solenidade de abertura realizada na tarde desta segunda-feira, 28, no auditório Eulálio Chaves, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou que é a primeira vez que o evento é realizado na Amazônia. “É uma honra para a Ufam sediar esse evento, que é realizado, pela primeira vez, na Amazônia. Estamos recebendo pesquisadores de 28 países, os quais durante esses três dias de evento vão debater as novas formas de empregabilidade geradas pela indústria 4.0 e como vamos trabalhar a cultura empreendedora dentro da Universidade”, ressaltou o reitor.

Amazônia

Durante seu discurso, a presidente do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras, professora Myrian Thereza de Moura Serra, que também é reitora da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), ressaltou que é importante discutir, em plena Amazônia, problemas que afetam o mundo inteiro. “A indústria 4.0 é um tema atual e necessário para ser debatido e enfrentado. A magnitude e a velocidade do progresso técnico ocorrido recentemente, a partir da microeletrônica e da Internet, tem afetado o modo como produzimos conhecimento, tanto em nível local, quanto em nível global e é preciso aproximar saberes distintos para propor soluções mais completas aos desafios atuais. O conhecimento que se desenvolve nas universidades e nos institutos de pesquisa é, por essência, internacional e interdisciplinar. Ao interagirem os saberes, através do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, essas instituições cumprem papel estratégico na articulação e construção de alianças entre governos, empresas e sociedade e essas alianças podem fortalecer a competência dos países e contribuir, por exemplo, para a redução das desigualdades sociais”, avaliou a presidente do GCUB.

Homenagem

Após seu discurso, ela entregou ao reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, uma placa de agradecimento pelo empenho da Ufam em realizar o evento, mesmo em um contexto econômico marcado por adversidades. “Agradeço ao nosso anfitrião, o professor Sylvio Puga, por nos receber com tanto carinho e calor humano. Reconhecemos que mesmo em um ano tão difícil, a Ufam não mediu esforços para que esse evento fosse realizado com tanto sucesso. Obrigada pelo empenho de toda a sua equipe, reitor”, discursou a presidente.

Presenças Internacionais

A diretora executiva do Grupo Coimbra, professora Rossana Valéria de Souza e Silva, agradeceu a presença dos representantes das universidades de diversos países. “Cumprimento, primeiramente, a professora Leda Leão Brasil que, de forma muito guerreira e dedicada, liderou o processo de organização desse evento em Manaus. Agradeço aos representantes das Universidades da Colômbia, Costa Rica, Equador, Argentina, Cuba, Estados Unidos, Itália, Japão, Angola, Moçambique, Nicarágua, Suíça, entre tantas outras universidades que fizeram questão de estar presentes nesse momento tão importante para nossas instituições associadas, em especial à delegação do Líbano, que trouxe um coral com 30 integrantes que se apresentará logo mais, no Teatro Amazonas. Espero que essa semana seja repleta de debates, de levantamento de questões importantes, que possamos refletir sobre o importante papel da Universidade na solução de problemas globais”, declarou a diretora executiva, que também é a coordenadora geral do evento.

Boas-Vindas

A assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Ufam, professora Leda Duwe Leão Brasil saudou os participantes do evento. “Nossa Universidade se sente muito honrada por estar recebendo tão ilustres pessoas neste evento do GCUB. Sabemos das dificuldades de locomoção, que chegar à Amazônia não é tarefa fácil, pois nossa localização geográfica fica fora das rotas tradicionais, mas também sabemos da alegria do nosso povo, de nossos acadêmicos e de nossos professores em receber de braços abertos todos vocês. Nossa estação de chuva se inicia e as gotas que agora caem arrefecem a temperatura comumente elevada em nossa região, numa demonstração de boas-vindas a todos. A presença de vocês aqui demonstra que nossas inteligências poderão ser validadas pelas universidades de vocês. Sejam todos muito bem-vindos”, discursou a assessora.

Mesa de Honra

Também compuseram a mesa de honra da solenidade de abertura o vice-reitor da Ufam, professor Jacob Cohen; a secretária municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania, Conceição Sampaio, que representou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto; o reitor da Universidade dez Tecnologia e Economia de Budapeste, professor Janos Jozsa, que foi o anfitrião da última assembleia geral do Grupo Coimbra, em Budapeste em 2018; o representante do Ministério de Educação Superior de Cuba, Pedro Pablo del Pozo Rodrigues e o diretor do Departamento de Desenvolvimento Humano, Educação e Emprego da Organização dos Estados Americanos, professor Jesus Schucry Giacoman Zapata.

Expectativas dos Participantes

O professor Manuel Guilherme Júnior, que é diretor de cooperação da Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique, é um dos participantes do evento. Ele comenta as expectativas dele quanto à programação que tem a Indústria 4.0 e a Sustentabilidade como tema. “Temos estudantes de Moçambique em diversas Universidades brasileiras. As expectativas dos participantes destes eventos estão relacionadas ao reforço das parcerias no âmbito deste grupo, que é muito bem conhecido. A sessão sobre energias que será realizada no próximo dia 30 de outubro é uma das que mais me chama atenção, devido à necessidade de cada vez mais o mundo caminhar para o aperfeiçoamento das energias renováveis”, declarou o gestor da Universidade moçambicana.

Sessão plenária

Após a abertura do evento, foi realizada a primeira sessão plenária, intitulada “Indústria 4.0 e Sustentabilidade”, que contou com a apresentação dos professores Glenn Daehn, da Ohio State University e Marcello Campos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A sessão teve como moderadora a professora Márcia Abrahão Moura, da Universidade de Brasília (UnB).

Programação

Nesta terça-feira, 29, a programação do evento tem continuação a partir das 9h, com a sessão plenária sobre questões climáticas globais, a ser comentada pelo doutor Janos Jozsa, da Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste e Ismael Nobre, do Projeto Amazônia 4.0/ Imazon. A sessão será mediado pelo professor Evilázio Teixeira, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ( PUC-RS). Confira a programação completa.

Resultado Preliminar BRAMEX 2020/1

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII divulga o resultado preliminar da seleção para o Programa de Intercâmbio Brasil-México (BRAMEX) 2020/1.

A seleção é referente ao Edital n°009/2019 - ARII/Reitoria.

Acesse o resultado preliminar no link abaixo:

Resultado Preliminar - BRAMEX 2020/1

Resultado Preliminar BRACOL 2020/1

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII divulga o resultado preliminar da seleção para o Programa de Intercâmbio Brasil-Colômbia (BRACOL) 2020/1.

A seleção é referente ao Edital n°008/2019 - ARII/Reitoria.

Acesse o resultado preliminar no link abaixo:

Resultado Preliminar - BRACOL 2020/1

Inscrições para Seleção BRACOL 2020

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII da UFAM divulga o Edital n° 008/2019 - ARII/REITORIA que dispõe sobre o processo seletivo para a participação no PROGRAMA DE INTERCAMBIO DE ESTUDANTES BRASIL-COLÔMBIA-BRACOL para o intercâmbio de estudantes de graduação. 

As inscrições estarão abertas no período de 23 de outubro a 03 de novembro de 2019, através do formulário.

Eventuais dúvidas sobre procedimentos para inscrição serão esclarecidas exclusivamente via e-mail através do endereço: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

EDITAL BRACOL 008/2019 - ARII/REITORIA/UFAM

ANEXO IV

Inscrições para Seleção BRAMEX 2020

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII da UFAM divulga o Edital n° 009/2019 - ARII/REITORIA que dispõe sobre o processo seletivo para a participação no PROGRAMA DE INTERCAMBIO DE ESTUDANTES BRASIL-MÉXICO-BRAMEX para o intercâmbio de estudantes de graduação. 

As inscrições estarão abertas no período de 23 de outubro a 03 de novembro de 2019, através do formulário.

Eventuais dúvidas sobre procedimentos para inscrição serão esclarecidas exclusivamente via e-mail através do endereço: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

EDITAL BRAMEX 009/2019 - ARII/REITORIA/UFAM

ANEXO IV

Sub-categorias