ARII divulga nome de aluno selecionado para bolsista

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII informa que após análise documental dos candidatos inscritos na seleção para bolsista na ARII somente dois candidatos preencheram todos os requisitos para entrevista.

Assim, após entrevistas realizadas no dia 20 de julho, 2017, a ARII divulga abaixo o nome do aluno selecionado, o qual deverá desempenhar suas atividades junto à Coordenação de Mobilidade.

Acesse resultado em anexo.

Attachments:
Download this file (RESULTADO MATEUS.pdf)Resultado

Oportunidade de Bolsa na ARII

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII está com inscrições abertas (até o dia o 17 de julho, 2017) para alunos da Ufam dos cursos de Letras – Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Língua Francesa, Língua Japonesa, Língua Espanhol, Libras, Administração e Direito, a partir do 3º período, interessados em trabalhar como bolsista na Assessoria, desempenhando atividades de tradução de documentos, atendimento ao público, apoio a eventos, trâmite de documentos, dentre outras. A carga horária é  de 20 horas semanais (segunda a sexta-feira, no período da manhã).

Para se candidatar, os discentes devem preencher ficha de inscrição (abaixo), anexar currículo e histórico e escolar, e em seguida enviar para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Após a análise dos currículos, os candidatos pré-selecionados serão convocados (via e-mail) para entrevista e os alunos classificados farão parte de cadastro de reserva. 

Informações com Aldinéa de Paula por meio do telefone 3305-1753.  

Acesse aqui para conhecer mais sobre a  ARII.

 

Attachments:
Download this file (FICHA_INSCRICAO_FINAL.doc)Ficha de Inscrição

Momento histórico - curso de Libras realiza I Semana

Com o tema “Perspectivas Atuais na Formação do Professor de Libras”, ocorre na Ufam, até o dia 7 de julho, 2017, a I Semana do curso de Letras – Libras. Dentre os palestrantes estão professores da Universidade de Brasília e da Federal de Santa Catarina.

O coordenador salienta que o evento é o reconhecimento da importância da educação inclusiva, bem como grande oportunidade para os alunos compartilharem e trocarem conhecimentos, e experiências acadêmicas.

Sobre o curso

Criado pela Resolução 014/, de 2014, o curso de Letras – Língua Brasileira de Sinais oferece 15 vagas para ingresso via Processo Seletivo Contínuo (PSC) e a outra metade é destinada aos candidatos do SISU.    Com a proposta de formar professores de Libras, o curso, que atualmente é coordenado pelo  Fábio Stoller, é vinculado à Faculdade de Letras (FLet), com funcionamento no turno vespertino.

Programação Completa.

Alunos da Ufam realizam intercâmbio no Japão

Os alunos Felipe André da Silva (Eng. da Computação), Roberta Kathleen dos Anjos (Ciência da Computação),  Izadora Santarém (Eng. da Computação) e Letícia Flores (Eng. Elétrica) seguem, no próximo dia 16 de julho, 2017, para o Japão, com fins de realizar intercâmbio junto à Universidade de Osaka, além de realizarem visita em várias instituições, bem como participar de festivais japoneses. De acordo com o professor Ernenesto Sambuich, coordenador pedagógico de Japonês do Núcleo de Línguas da Ufam, o objetivo da viagem é proporcionar aos alunos contato mais próximo com a língua e cultura japonesa de forma que possam aperfeiçoar o idioma.

Os discentes participaram de curso de Japonês oferecido pelo departamento de Língua e Literatura Japonesa em parceria com a Fundação Japão, e ao final foram selecionados por melhor compreensão linguística. Um tanto ansiosos, os discentes são unânimes em afirmar que desejam aproveitar ao máximo a experiência. O aluno Felipe André, conta que na infância sonhava em conhecer o Monte Fuji. "Nunca imaginei que minha primeira viagem internacional fosse para o Japão, estou muito ansioso, quero aproveitar ao máximo esta oportunidade e espero poder conhecer  o Monte Fuji". 

Sobre a Fundação Japão, aqui.

Conheça a Universidade de Osaka

 

III Encontro Amazonense de Professores de Línguas e Literaturas

Em sua terceira edição, o  III Encontro Amazonense de Professores de Línguas e Literaturas – ENPROLL é promovido pela Faculdade de Letras da Ufam (FLet), e organizado pelo  Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGL, em parceria com a Associação de Professores de Espanhol do Amazonas (APE-AM), com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Estado do Amazonas (Seduc/AM), e com as Secretarias Municipais de Educação de Manaus (Semed/AM) e de Itacoatiara (Semed/Itacoatiara). O evento, com o tema "Tecnologias da Informação e da Comunicação e o ensino de línguas e de literaturas",  ocorre de 25 a 28 de setembro, 2017, na Ufam.

De acordo com o professor Wagner Teixeira, coordenador do evento, o Encontro surgiu há três anos com a proposta de capacitação docente, tendo em vista  a constante necessidade de atualização e de crescente valorização do professor, bem como a necessidade de busca pela melhoria na qualidade da Educação Básica e do Ensino Superior na Amazônia brasileira. "Com base no sucesso que o evento tem sido, em 2015, por exemplo o público participante ultrapassou a cifra de 700 pessoas e em 2016, o público ultrapassou a cifra de 1000 (mil) participantes do Amazonas e de outros estados brasileiros. Assim, nós esperamos este ano (2017) contar com a contribuição de profissionais de instituições brasileiras e também de outros países, de forma a obtermos abrangência internacional, consolidando o Encontro como espaço para a busca da qualidade da Educação Básica e do Ensino Superior a partir da discussão de novas práticas e de novas possibilidades para o ensino e para a pesquisa", explica.

O coordenador comenta ainda que o evento é estrutura com vistas a atender demanda de professores que atuam nas redes pública e privada de ensino responsáveis por componentes curriculares voltados aos estudos linguísticos e literários de língua espanhola, língua francesa, língua inglesa, língua japonesa, línguas ameríndias, Libras e língua portuguesa, em contextos de ensino de Língua Materna - LM, Língua Adicional - LA/L2 ou Língua Estrangeira - LE.

Aos  interessados em propor Minicurso, Comunicação oral e Pôster, o coordenador alerta que as inscrições estão abertas até o dia 15 de julho e para o  público em geral até o dia 30 de julho de 2017, por via eletrônica, no endereço https://www.doity.com.br/enproll

Informações por meio do telefone 3305-2113 ou pelo e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

Inscrições para Bolsa Mérito 2017/2

Destinada aos alunos do Programa de Estudos Convênio de Graduação (PEC-G), a bolsa Mérito ofertada pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Temas Educacionais, com vistas a conceder auxílio financeiro no valor de R$ 622,00 mensais. As inscrições estão abertas até o dia 14 de julho de 2017.

Para participar o discente deve ser estudante-convênio PEC-G; estar regularmente matriculado; ter cursado ao menos o primeiro e o segundo semestres do curso de graduação no qual está matriculado; apresentar bom desempenho acadêmico, sem reprovações no último semestre letivo cursado e não ser beneficiário de programa(s) de auxílio financeiro de outra(s) origem(ns).

A documentação a ser apresentada à ARII é:

Formulário de inscrição (disponível na página eletrônica da DCE);

Termo de Compromisso (disponível na página eletrônica da DCE);

c) Comprovante de matrícula do estudante na IES, com indicação das disciplinas a serem cursadas no semestre letivo atual ou que se inicia;

d) Histórico Escolar completo e atualizado do estudante, incluindo os resultados do último semestre letivo cursado;

e) Cópia da página do passaporte do estudante com o visto (VITEM-IV) vigente e do RNE, ou de seu protocolo atualizado;

f) Declaração contendo o Índice de Rendimento Acadêmico (média das notas de todas as disciplinas já cursadas, incluindo aquelas em que o aluno obteve reprovação, se for o caso), graduado numericamente em uma escala de 0 a 10, e indicação do provável semestre de conclusão do curso;

g) Em caso de participação em atividades extraclasse, de pesquisa ou extensão nos dois últimos semestres letivos cursados, comprovante(s) de participação do estudante, com indicação de data da realização e de duração e/ou carga horária da atividade;

h) Carta de recomendação individual, redigida e assinada por professor de disciplina cursada no último semestre letivo.

Antes de inscrever, os candidatos devem ler com atenção o edital disponível abaixo.

Informações ARII, 3305-1753,

Projeto “TUFAM” Shakespeare2017@tufam.edu

Coordenado pelo professor Lajosy Silva, do departamento de Língua e Literatura Estrangeira, o Projeto “Teatro da Universidade Federal do Amazonas “TUFAM”, cujo objetivo é difundir o teatro como prática educacional e cultural na Ufam. “Então, o Grupo passou a existir a partir da iniciativa de estudantes do curso de Letras com a encenação de “Sonhos Americanos (2009), assim nasceu o projeto  que já conta com a participação de inúmeros discentes de vários cursos da universidade;”, comenta.

Com experiência reconhecida na pesquisa teatral feita em Minas Gerais explica  que a  iniciativa busca agregar os alunos, independente do curso a qual estejam vinculados, pois considera a importância de incentivar a cultura como experiência na formação de educadores, “esse projeto se justifica como uma iniciativa de docentes e discentes que sentem a necessidade de desenvolver projetos culturais na instituição, sobretudo, em  Artes Cênicas, visto que ainda não temos um curso de licenciatura nessa área”.

De acordo com o professor Lajosy, em comemoração aos 7 anos do Grupo, 2017 ganhará reedição do espetáculo “O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.”  (apresentado pela primeira vez em  em  2010), “a peça será apresentada durante o  V Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários, no dia 27 de junho, às 19h30, auditório Rio Solimões, com previsão de reapresentação na IV Semana Shakespeare em outubro do corrente”, conversa.  O espetáculo é produzido por Bruna Oliveira, Dayana Araújo, Maria Paula, Mariana Tinôco, Milena Cavalcante, Suellen Menezes, Thaina Kimie e Thalita Moraes. Os atores são Adriana Amadio, Caio Fernandes, Gabriel Coelho, Gabriel Mota, João Victor Araújo, Lucas Ramos, Marcos Mesquita, Maria Lopes, Mateus Silva, Natacha Pereira, Rebecka Albuquerque, Ted Wilson, Victor Serudo e o William Pinheiro

 

 

Outras realizações

O TUFAM também ajudou nos três eventos relacionados a I, II e III Semana Shakespeare, além do I Seminário Leituras de Jane Austen (o primeiro acadêmico do Brasil) que contou com a participação de pessoas de várias lugares do país quando foi apresentada a peça Mansfield Park (2012) baseado na obra homônima de Jane Austen. 

Informações professor Lajosy Silva, e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Nucli divulga nomes dos aprovados para professor bolsista de inglês

A coordenação do Idiomas sem Fronteiras (IsF) na Ufam divulga o  resultado da prova de Didática após prazo de interposição de recurso e lista final dos aprovados na seleção para professores bolsistas de inglês (Edital 01/17 - Nucli) do Núcleo de Línguas da Ufam.

A prova de Didática foi realizada no dia 23 de junho, das 14 às 16h30.

Arquivos abaixo.

Resultado parcial aprovados na prova de Didática Edital Nucli 01/2017

A coordenação do Idiomas sem Fronteiras (IsF) na Ufam divulga o  resultado (sem ordem de classificação) da prova de Didática referente à para seleção de professores bolsistas de inglês (Edital 01/17 - Nucli) para o Núcleo de Línguas da Ufam.

O exame foi realizado hoje, 23 de junho, das 14 às 16h30.

Os candidatos devem aguarda resultado final a ser divulgado após o período destinado para recurso.

Acesse lista abaixo.

Attachments:
Download this file (APROVADOS_NUCLI.pdf)Resultado parcial

Bolsas para curso de verão em Portugal

A prefeitura da cidade de Amarante em Portugal em parceria com várias organizações e universidades irá realizar o primeiro curso de verão em “Empreendedorismo Industrial 4.0”, da organização Start Industry. Com duração de duas semanas, o curso ocorre entre os dias 1 a 15 de julho, trazendo como tema “Inovação para o setor industrial tradicional”.

A bolsa cobre o valor do curso, assim como acomodação, alimentação e o transporte e as atividades extras que irão ocorrer durante o curso, o estudante é responsável pela passagem e seguro saúde.

Para se inscrever acesse o site do evento e para mais informações clique aqui