Professor Daniel Armond diz que obteve cem por cento de aproveitamento em intercâmbio

Em entrevista à ARII, o professor Daniel Armond, do departamento de Administração da Faculdade de Estudos Sociais, diz que experiência do intercâmbio trouxe equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, além de ter acrescentado positivamente em sua carreira profissional.

 

Dupla oportunidade

“Ao ser selecionado pelo Programa de Bolsas Internacional Livre para Professores Santander Universidades para realizar mobilidade durante quatro meses em Portugal com a finalidade de realizar curso de aperfeiçoamento em Análise de Dados e Datamine  (novos softwares que facilitam a organização de grande quantidades de dados), decidi aproveitar o momento para concluir meu pós-doc,  pois já dispunha de bolsa da Capes para isso. Na verdade, o curso complementava os estudos do doutorado e deu suporte para realização da pesquisa de pós-doc  sobre  “Transferência de Tecnologias das Universidades para as Empresas. Além disso, eu tive a oportunidade de realizar curso (em inglês) de “Avaliação de Risco em Gerenciamento de Projetos”, com renomado professor da Universidade de Tecnologia Gdansk, Polônia, Rafal Leszczyna".

 

Experiência em família

“Arrumar as malas foi fácil, difícil foi preparar toda família (esposa e os quatro filhos) para seguir nesta aventura ao meu lado, pois isso exigia mudanças um tanto difícil, principalmente para as crianças. Mas, embora esta decisão tenha sido mais trabalhosa por conta de logística diferenciada de cuidados a tomar, eu não tenho dúvidas que fiz a escolha certa por que as crianças puderam vivenciar rica experiência cultural,  onde uma das coisas marcantes foi eles poderem ver “in loco” o que só viam nos livros, como por exemplo, as mudanças das quatro estações do ano, algo simples, mas que nós não temos em Manaus e foi muito interessante pra mim também perceber como a vida dos portugueses é condicionada pelas mudanças climáticas, no verão (junho a setembro) a cidade fica mais agitada porque as pessoas querem aproveitar ao máximo esse período de calor, então, elas saem mais, principalmente para a praia".

 

Primeiros dias

“Ao chegar a cidade do Porto toda nossa instalação foi norteada pela necessidade de estarmos perto da escola onde as crianças estudariam, de um hospital (caso tivéssemos alguma urgência) e também próximo à universidade do Porto, como ainda no Brasil já havíamos feito algumas consultas, isso facilitou com as providências. Acho que com cerca de vinte dias  estávamos totalmente instalados e prontos para uma nova vida, ou seja, eu  pude comprovar que realizar intercâmbio na companhia da família é totalmente possível é só se preparar antecipadamente, se municiando do máximo de informações, atentar, por exemplo, que o ano letivo em quase toda Europa inicia em setembro. Quanto à recepção na Universidade do Porto (UP) foi a melhor possível, recebemos todo o apoio necessário para nos movimentarmos em todos os espaços.”

 

Nas entrelinhas de Portugal  

Ainda existe um preconceito muito forte com o Brasil por parte dos portugueses. Meus filhos por várias vezes chegaram da escola com esta queixa, então mostrava a eles que deveriam se orgulhar de serem brasileiros. Na própria universidade observei esta atitude entre os professores mais antigos, enfim, acabamos por restringir nossa vida social mais com outros brasileiros, mas sempre que possível fazíamos questão de dialogar de forma mais aproximativa com os portugueses. Porém, mesmo sem tanto estreitamento, pudemos absorver muito da cultura portuguesa. Os idosos, por exemplo, são vistos como pessoas produtivas, ficam na fila igual as outras pessoas, mas claro este é um fator ligado diretamente à qualidade de vida que o País proporciona”

 

Aproveitamento acadêmico

"É muito bom poder afirmar que nosso aproveitamento acadêmico foi de 100% em todos os cursos. Sobretudo, ressaltamos a realização do pós-doc, pois desde 2013, ano em que concluímos nossa tese e fomos agraciados com o Prêmio Capes de Teses que nos outorgou bolsa de estudos, planejávamos concluir esta etapa acadêmica. Então, quando saímos do Brasil em março de 2016, já havíamos acertado tudo com a UP, inclusive com orientador, professor Mário Ruy Silva. Investigamos, por meio de pesquisa junto às universidades do Porto, Coimbra, Minho e Aveiro, como se dá a transferência de tecnologias das Universidades portuguesas para as empresas em comparação com o Brasil. Verificamos que as universidades portuguesas estão um pouco a frente, uma vez que já administram significativa quantidade de contratos de licenciamento de transferência de tecnologia para as empresas, enquanto que no Brasil inexiste uma cultura de proteção à pesquisa e sua publicação.”

 

O “Daniel” após o intercâmbio

“Sem dúvida eu pude experimentar muitas mudanças, mas em síntese eu diria que enxergo novos caminhos para a universidade brasileira, interagindo mais como o setor produtivo, absorvendo conceito empreendedores. Como pessoa eu incorporei a manutenção de uma vida com mais qualidade e aprendi a equilibrar vida pessoal e trabalho”, conclui.

 

 

 

Concurso oferece bolsas de estudo na Holanda

A competição intitulada “De Malas Prontas para a Holanda – Transformadores, Educadores & Inspiradores”, tem como objetivo de premiar pessoas dedicadas a iniciativas que contribuem diretamente para melhorar a sociedade.

O ganhador terá a oportunidade de aprimorar os seus conhecimentos criando um networking, que continue a gerar impactos positivos na sociedade. A bolsa cobre gastos com o curso, passagens aéreas e hospedagem.

As inscrições são realizadas online até o dia 14 de abril. Para mais informações clique aqui.

Bolsa para curso de verão na Inglaterra

A Universdiade de Durham, na Inglaterra está oferecendo bolsas de estudo para os cursos nas áreas de tecnologia, estudos sociais e linguísticos, história e meio ambiente. A bolsa irá cobrir o valor total do curso, que vai do dia 3 a 28 de julho.

Os interessados devem se inscrever no site da instituição até o dia 30 de março, redigindo um texto sobre as motivações para realizar o curso e uma carta de apresentação pessoal. O candidato precisa ter proficiência em inglês comprovada pelos exames TOEFL ou IELTS

Para saber mais sobre o programa e o processo de inscrição clique aqui.

Cronograma de Entrevistas seleção de Bolsista para a ARII

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII divulga o cronograma de entrevistas para os candidatos que participam da seleção de bolsista na ARII.

As entrevistas ocorrem nos dias e horários especificados abaixo, na ARII, localizada no primeiro piso da Reitoria, próximo à Faculdade de Direito.

Acesse cronograma abaixo.

ARII divulga o resultado final das bolsas Promisaes 2017/1

Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais divulga o resultado final da seleção para bolsas ofertadas pelo Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior - Promisaes 2017/1.

A seleção destinou-se aos alunos estrangeiros vinculados ao Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G) e ocorreu em fevereiro de 2017.

Acesse resultado abaixo.

National Geographic oferece bolsas para Projetos de Pesquisa

A National Geographic está com inscrições abertas para concorrer a bolsas variam de USD 5,000 até USD 30,000 dólares, para financiar projetos que têm como objetivo gerar mudanças sociais ou ambientais. Os interessados devem se inscrever e enviar seus trabalhos até o dia 1 de julho no site da instituição (inglês obrigatório).

As bolsas contemplam as áreas de Tecnologia, Conservação, Educação, Pesquisa e Documentário. Para mais informações clique aqui.

Bolsas para curso de verão na Itália

A Escola de Regulação Local de Turin, Itália, oferece curso de verão na de área de Administração pública com aulas ministradas por meio de estudos de casos, por professores convidados e por meio de visitas de campo com experiências práticas.

Podem se candidatar os alunos de graduação que estejam no último ano, ou pós-graduação, funcionários da Administração Pública (municípios, estados ou órgãos regionais) e de agências reguladoras.

A bolsa cobre gastos com o curso, isenção da taxa de inscrição e acomodação gratuita para brasileiros.

As inscrições são feitas no site da instituição e vão até o dia 5 de junho de 2017.

Para mais informações clique aqui.

Bolsas de estudos para Artes Plásticas na Espanha

A Fundação Botín, localizada em Santander está recebendo candidaturas para o seu programa de bolsas para estudantes de Artes Plásticas até o dia 5 de maio. O programa oferece seis bolsas de Artes Plásticas destinadas à formação, pesquisa e realização de projetos pessoais no âmbito da criação artística podendo participar artistas de qualquer nacionalidade, idade e país.

A bolsa no valor de 23 mil euros cobre os gastos da viagem, acomodação e custo de vida, o candidato também terá direito ao seguro saúde. Para se candidatar é necessário solicitar um formulário de inscrição online e depois enviar a documentação (em espanhol) no papel, para a sede da fundação.

Para mais informações clique aqui.

Inscrições abertas para o Exame de Proficiência em Língua Portuguesa 2017/1

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), está com inscrições abertas para o Exame de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), até o dia 20 de março, exclusivamente no portal do Inep. A taxa de inscrição, no valor de R$ 200,00, deve ser paga até 22 de março no banco indicado no boleto. As provas poderão ser realizadas em 28 Postos Aplicadores no Brasil e 58 no exterior. Confira a lista em anexo.

Para mais informações sobre o local da prova e entrega de documentos, entre em contato com a Professora Maria Regina Marques Marinho, por email ou telefone.

Email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.; O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.;

Telefone: (92) 3305-1181,ramal 2114/(92) 99832200

Para mais informações acesse o site do Inep.

Resultado Preliminar da seleção para Bolsa Promisaes 2017/1

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII divulga o resultado preliminar da seleção para bolsas ofertadas pela Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior - Promisaes 2017/1.

As bolsas destinam-se aos alunos do Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G).