ARII divulga agenda de avaliação socioeconômica do PROMISAES 2017/2

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais divulga o cronograma de avaliação socioeconômica do PROMISAES 2017/2.

As entrevistas serão realizadas no dia 26/09/2017, terça-feira, das 13h às 16h30, por ordem de chegada, no auditório da reitoria, localizado no 2º andar do prédio da reitoria. 

O Programa Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (PROMISAES) tem como objetivo fomentar a cooperação técnico-científica e cultural entre o Brasil e os países com os quais mantém acordos – em especial os africanos – nas áreas de educação e cultura, oferecendo apoio financeiro aos alunos estrangeiros participantes do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G), regularmente matriculados em cursos de graduação em instituições federais de educação superior, para a manutenção dos estudantes durante o curso. 

Programa Rumos de incentivo à arte e cultura completa 20 anos e abre edital 2017/2018

O Itaú cultural completa 30 anos de incentivo à arte e cultura e o programa mais antigo da área cultural, o Rumos, completa 20 anos. O edital 2017-2018 está com inscrições abertas e segue até o dia 03 de novembro, às 23h 59 (horário de Brasília).

 A caminhada dos técnicos do Itaú Cultural passa por várias capitais e é uma iniciativa própria do Itaú Cultural em que é exposto aos artistas e empreendedores das áreas culturais o funcionamento do processo seletivo do edital. A pretensão é de que a caminhada percorra todas as capitais até o dia 26 de outubro.

 Os gerentes Edson Natale, do núcleo de música, e Valéria Toloi, núcleo de Educação e Relacionamento, são os responsáveis pelas palestras. Após passar por fortaleza, a caminhada seguiu para Manaus na ultima quarta-feira (20).

 Podem participar do edital trabalhos ou projetos sobre a arte e cultura brasileira em diversas expressões artísticas e/ou intelectual, apresentados e/ou desenvolvidos em qualquer plataforma, linguagem artística ou mídia. Ao todos dos 20 anos, 1,3 mil propostas foram atendidas. Os trabalhos já foram apreciados por mais de 6 milhões de pessoas.  

 

O legado cultural do edital Rumos é a continuidade. Com o passar dos anos, criou-se uma base de pesquisas para o Itaú Cultural, em que mais e mais pessoas são instigadas a participar com seus projetos.

Para mais informações acesse:  https://goo.gl/VzykoW

Candidaturas abertas para mobilidade na Universidade do Porto, Portugal

A Universidade do Porto- Portugal está com inscrições abertas para candidaturas dos estudantes interessados em realizar um período de mobilidade na instituição. Os procedimentos para inscrição (ano acadêmico 2017/2018) são todos executados de forma online e consistem nos seguintes passos:

- Solicitar username e a password necessários para acessar ao  Formulário de Candidatura , disponível em Universidade do Porto www.up.pt > Internacional > Ser Internacional na U.Porto > Candidatura;

 - Após o pedido, o sistema enviará, de forma automática, um email com o username e password;

- Com a senha/password recebida, o candidato deve autenticar-se nesta área do site da U.Porto e criar o seu Formulário de Candidatura;

 O Formulário de Candidatura será elaborado em acordo com dados já discutidos com o responsável pela mobilidade na Ufam, como o plano de estudo do candidato, além da documentação pessoal, histórico escolar analítico e informações adicionais. Maiores detalhes quanto ao processo de candidatura podem ser encontrados através da consulta ao Manual de Candidatura Online;

Após a conclusão do preenchimento integral, o Formulário de Candidatura online deverá ser submetido pelos estudantes, e estes devem imprimir o ficheiro PDF do Formulário de Candidatura e solicitar a assinatura e carimbo do Coordenador de Mobilidade na Ufam;

A etapa final será o envio de todos os documentos necessários já preenchidos em um único ficheiro (Formulário de Candidatura devidamente assinado e carimbado pela Ufam, histórico escolar analítico, documentos pessoais, etc). Após o envio a Universidade do Porto analisará o pedido. 

O prazo para candidatura de mobilidade internacional para a Universidade do Porto para o segundo semestre (fevereiro à julho de 2018) será aceita até 15 de outubro de 2017 com o envio dos resultados a partir de 15 de novembro.

A Ufam mantém Acordo de Cooperação com a Universidade do Porto, com isso, alunos estão isentos do pagamento de taxas e mensalidades, e podem solicitar, no momento da candidatura, moradia na universidade (a concessão de alojamento depende de parecer da Universidade). A Universidade do Porto oferece orientação a respeito de refeições a preços mais acessíveis. 

Governo do México oferece bolsas de estudos

A Secretaria de Relações Exteriores, por meio do programa Bolsas de Excelência do Governo do México para Estrangeiros, está ofertando bolsas de estudos em cursos de graduação, mestrado, doutorado, especialização e pesquisa acadêmica em mais de 70 instituições de diversas áreas do conhecimento, com duração de um mês até quatro anos. 

A bolsa inclui o valor total da matrícula e da anuidade da universidade, além de gastos com passagens áreas de ida e volta, seguro saúde e auxílio mensal, que varia de 9 mil à 12 mil pesos, variando de acordo com a modalidade escolhida. Os interessados (as) deverão primeiramente ser aceitos na instituição e depois se candidatar para a bolsa até o dia 28 de setembro, preenchendo o formulário e enviando documentos como histórico acadêmico, currículo, carta de motivação, comprovante de proficiência em espanhol, atestado médico e cópia do passaporte para a embaixada do México no Brasil. 

Para mais informações , acessar o edital disponível nesse link.

2º Concurso de Fotografia do CEPAM, tema “Sauim-de-coleira: olhar, clicar e conservar”

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônica (CEPAM) abre inscrições para o 2º Concurso de Fotografia do CEPAM com  o tema “Sauim-de-coleira: olhar, clicar e conservar”. A competição celebra o dia do Sauim-de-coleira, 20 de outubro, a importância da preservação desse animal e a relação com a qualidade de vida da comunidade ao redor. 

As categorias são: 

a) O Sauim-de-coleira: concorrem fotografias que apresentam o Sauim-de-coleira como seu elemento principal; 

b) Ameaças ao Sauim-de-coleira: nesta categoria concorrem fotografias que apresentam os desafios enfrentados pelo Sauim-de-coleira, tais como avanço urbano, desmatamento e avanço de queimadas;

c) Esperanças para o Sauim-de-coleira: são elegíveis nessa categoria fotografias que tem como elemento principal as paisagens amazônicas, ações de conservação da natureza, educação ambiental, plantio e todas ações voltados à preservação do Sauim-de-coleira; 

Os interessados (as) podem se inscrever gratuitamente pela internet até o dia 10 de outubro, preenchendo a ficha de inscrição a seguir. As 10 fotos finalistas de cada categoria serão divulgadas no dia 12 de outubro e os autores poderão usar por nove dias as redes sociais para conseguir curtidas, comentários e compartilhamentos.. As três vencedoras serão selecionados por uma comissão julgadora e pelo júri popular, totalizando quatro fotos premiadas. 

Cada vencedor (a) irá receber: 

  • Um vale visita guiada à torre do Museu da Amazônia (MUSA), localizado na Reserva Florestal Adolfo Ducke. O deslocamento até o local da visitação será de responsabilidade dos ganhadores;

  • Um exemplar do Livro “Sauim de Coleira: A História de uma Espécie Ameaçada de Extinção”;

  • Um pen drive, da Fundação Vitória Amazônica;

  • Uma caneca do Sauim-de-coleira.

 Para mais informações, acesso o regulamento e curta a página do CEPAM no facebook. 

ARII divulga resultado preliminar das bolsas Promisaes 2017/2

Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais divulga o resultado preliminar da seleção para bolsas ofertadas pelo Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior - Promisaes 2017/2.

A seleção destinou-se aos alunos estrangeiros vinculados ao Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G).

Acesse resultado abaixo.

 

Ufam é eleita como melhor universidade do Amazonas no RUF 2017

A Universidade Federal do Amazonas é a 41ͣ  instituição de ensino superior melhor avaliada do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF 2017). Ao todo, 195 universidades foram verificadas. A avaliação utiliza os seguintes critérios: produções em pesquisa científica, mercado, internacionalização e inovação.

A Ufam alcançou nota geral de 67,47 em 2017, enquanto no ano passado somou 66,18, preenchendo a 46ª posição. Os dados retirados para avaliação na escala criada pelo Jornal Folha de São Paulo são públicos.

Na pesquisa científica, campo com maior número de pontos atribuídos, 42, a Ufam totalizou 27. Já no tópico qualidade de ensino, dos 30 pontos obteve-se 21. Em seguida, no critério mercado, do total de 18 pontos, a Ufam reuniu 13. O campo inovação obteve o melhor resultado, de quatro pontos conferidos, a Universidade Federal do Amazonas somou 2,94. A internacionalização, ao qual se atribui quatro pontos, obteve 2,35.

 

 

 

Competição virtual premia com bolsa de estudo para os EUA

O Santander Universidades realiza a segunda edição da competição virtual  Academicxs Game, que dará como prêmio 30 bolsas de estudo com todas as despesas inclusas na Babson College, universidade reconhecida como a melhor escola de empreendedorismo dos EUA.

O regulamento completo, assim como mais detalhes, consta no aplicativo Santander Universitário disponível para IOS e Android. Graduandos de qualquer universidade brasileira podem concorrer, no entanto, é necessário ser cliente do Banco Santander.

O Academicxs Game 2.0 é um jogo cujo objetivo é testar os conhecimentos gerais, níveis de empreendedorismo, idioma e outras habilidades dos participantes.

Baixe o app aqui

Palestra gratuita sobre visto americano para estudantes

A Ufam promove, por meio da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais, evento gratuito sobre visto americano para estudante, funcionamento e atividades da organização USA Education, apresentação de fontes oficiais sobre vistos para estudantes, e quais mudanças para renovação de vistos para negócios e turismo.

A palestra será proferida por representantes da Embaixada Americana, senhoras Janny Gately e Vanessa Panduro, Diplomata de carreira do Departamento de Estado dos EUA e funcionária da Embaixada no Brasil, respectivamente.

O evento é aberto e ocorre no dia 19 de setembro, às 14h, no auditório da Faculdade de Direito.

 

 

 

Attachments:
Download this file (CARTAZ 1.jpg)Cartaz do Evento

Publicação internacional reúne pesquisadores da Ufam e Trier

Em parceria com pesquisadores e alunos de doutorado do Departamento de Biogeografia, da Universidade de Trier (Alemanha), o professor Marcelo Menin, coordenador do Acordo de Cooperação com a referida universidade, juntamente com outros docentes do departamento de Biologia, divulga as primeiras publicações referente ao subprojeto “Diversidade de anfíbios em bancos de macrófitas e florestas de terra firme na Amazônia: implicações na evolução de espécies e comunidades”, desenvolvido pelo aluno de doutorado Luis Fernando Marin da Fonte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (conheça um pouco dessa história).

O professor Menin explica que o Plano de Trabalho com a Universidade de Trier “Biogeografia, Diversidade e Evolução de Anfíbios na Floresta Amazônica”, abrange três subprojetos desenvolvidos por alunos de doutorado. “Em face da imensa diversidade de anfíbios da Amazônia (atualmente são conhecidas cerca de 230 espécies), de algumas lacunas relativas ao conhecimento da anfibiofauna nesse bioma e para melhor execução do Plano de Trabalho definiu-se um subprojeto para cada um dos objetivos principais”, comenta.

Assim, as duas primeiras publicações internacionais oriundas da pareceria acadêmico-cientítifica entre a Ufam e a Universidade de Trier, Alemanha são:

Böning, P., Wolf, S., Upton, K., Menin, M., Venegas, P.J., Lötters, S. 2017. Amphibian diversity and its turnover in floating meadows along the Amazon River. Salamandra, v. 3, n.3, p. 379-388 

Telles, D.O.C., Carvalho, V.T., Gordo, M., Kaefer, I.L., Fonte, L.F.M., Menin, M. 2017. Scarthyla goinorum (Bokermann, 1962): New records for the States of Amazonas and Pará, Brazil. Herpetozoa (Wien), v. 30, n. 1/2, p. 88-92. 

 

Além disso, dois estudos foram apresentados em Congressos na Europa:

Fonte, L.F.M., Menin, M., Gordo, M., Lötters, S. Diversity patterns of amphibians in the Amazonian floating meadows. In: 10th Annual Meeting of the Specialist Group on Macroecology of the Ecological Society of Germany Austria and Switzerland, 2017, Vienna, Austria. v. 1. p. 34-34.

Fonte, L.F.M., Böning, P., Menin, M., Lötters, S. Amphibian diversity of floating meadows: a pan-Amazonian study. In: DGHT 52. Jahrestagung für Herpetologie und Terrarienkunde, Oldenburg. Programm und Zusammenfassungen, 2016. v. 1. p. 32-33.

Os outros dois subprojetos em desenvolvimento “Explicando distribuições pan-amazônicas em anfíbios: um estudo de caso sobre Ameerega trivittata”, e “Coloração de alerta e sua evolução em sapos-arlequim (Atelopus, Bufonidae, Anura, Amphibia) na Amazônia”, referem-se à fauna de anfíbios (adultos e larvas) e a toxicidade e cores de alerta (aposematismo), respectivamente.

Todos os alunos envolvidos  são alunos de Doutorado da Universidade Trier e orientados pelo doutor Stefan Lötters.