Aluno de Neubrandenburg, Alemanha, palestra na Ufam

Em intercâmbio na Ufam até o final de 2017, o aluno Robin Sebastian, da Universidade de Neubrandeburg, Alemanha, profere palestra sobre “Intercâmbio na Ufam x Intercâmbio na Alemanha”. De acordo com o aluno o objetivo é compartilhar com os discentes da Universidade sua experiência como intercambista, bem como dá dicas de estudos na Alemanha. “Eu fique muito impressionado com a Ufam, gostei muito das pessoas e estou tendo oportunidade de estudar sobre silvicultura, atuar no projeto Pé-de-Pincha e de conhecer muito sobre a floresta amazônica”, comenta. O palestrante é discente do curso de “Natural Conservation and Planing” na Universidade Neubrandenburg, instituição que a Ufam mantém Acordo de Cooperação.

Após a palestra, a ARII realiza o lançamento dos Programas EWY e BYS, cujo objetivo é oferecer acompanhamento mais próximo ao aluno estrangeiro e apoio aos alunos da Ufam candidatos à Mobilidade Acadêmica. Assim, alunos de qualquer curso de graduação falantes (intermediário e avançado) de inglês, francês, espanhol, ou qualquer outro idioma podem se cadastrar no Programa EWY e alunos da Ufam que já fizeram intercâmbio podem se cadastrar para apoiar discentes que estejam considerando estudar em Instituição no Brasil ou no exterior.  

O principal objetivo da ARII, com o lançamento dos Programas é criar espaço para formação de rede de comunicação entre estudantes da Ufam e estudantes de outras universidades.

O evento é aberto à comunidade acadêmica (com inscrição pelo link) e ocorre no dia 21 de novembro, às 14h30, no auditório Guilherme Nery, localizado na Faculdade de Educação Física, bloco C, setor sul do Campus Universitário. 

Para conhecer os Programas e se cadastrar acesse aqui.

 

 

Oportunidade de Trabalho Voluntário na ARII

Por meio do Programa de Voluntariado, a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII está com inscrições abertas para alunos da Ufam interessados em se engajar como Voluntário do Programa com a finalidade de realizar "upgread" no site em inglês da ARII.

Podem se inscrever alunos regularmente matriculado em curso de graduação da Ufam, com inglês, no mínimo, intermediário, proativo, com habilidades de liderança e bastante interessado em absorver novos conhecimentos.

A ARII oferecerá toda a estrutura necessária para desenvolvimento do trabalho, bem como se responsabiliza pelo acompanhamento e apoio no desenvolvimento das atividades que deverão ser executadas obedecendo carga horária que garanta o efetivo cumprimento das atividades.  

O prazo máximo para consecução do projeto é de três meses com expedição de certificado comprovando o trabalho voluntário na ARII.

Acesse aqui para conhecer o Programa de Voluntariado da ARII.

Inscreva-se baixando Ficha de Inscrição,  anexe histórico escolar e currículo, e envie para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Attachments:
Download this file (FICHA_INSC_VOLUNTARIO.doc)Ficha de Inscrição

ARII realiza campanha "Sua viagem, nossa capa"

Para celebrar a sua companhia, a ARII realiza a campanha “Sua viagem, nossa capa”.  Dessa forma, com o objetivo de agradecer os momentos de partilha no ano de 2017, a fanpage fará edição especial de capa com fotos das viagens feitas (em qualquer lugar do mundo) por todos que nos acompanharam ao longo do ano. Para participar basta enviar foto de viagem de maior impacto cultural, como por exemplo, visitas a pontos históricos, experiências culinárias, artísticas, momentos de lazer, dentre outras. A imagem pode ser individual ou em grupo e deve ser acompanhada por texto contendo descrição da foto, local, data e resumo da experiência, ou seja, o que ficou marcado na memória. 

As fotos devem ser enviadas para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. até o dia 26 de novembro. A nova capa será publicada no dia 1 de dezembro, 2017. 

Candidatura abertas para o Instituto Politécnico de Bragança

Estão abertas as inscrições para Mobilidade Acadêmica em nível de graduação (bacharelado e licenciatura) e Mestrado a ser realizada no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, com o início em fevereiro e término em julho de 2018. Para se candidatar os interessados devem acessar formulário online, em seguida reunir  os documentos abaixo para coletar assinatura do coordenador do curso e do Assessor de Relações Internacionais. Após este procedimento, o aluno deve digitalizar e anexar ao formulário e enviar. 

  • Documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, passaporte, etc.);
  • Curriculum vitae;
  • Duas (2) fotografias (tipo passaporte);
  • Histórico acadêmico;
  • Acordo de estudos (anexado ao final da matéria) com assinatura do coordenador de curso e da responsável pela Assessoria de Relações Internacionais da Ufam, professora Leda Brasil

Para finalizar a inscrição, o discente deve entregar os originais do Histórico Escolar e do Acordo de Estudos (que já devem estar assinados), bem como cópia do documento de identificação oficial com foto, duas fotografias e o curriculum.

As inscrições estão abertas até às 12h do dia dia 27 de novembro, 2017.

Para o correto preenchimento do acordo de estudos acesse o Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS

Os alunos selecionados serão isentos de taxas e mensalidades, devendo arcar com os custos de passaporte, passagem, moradia e alimentação. 

Algumas recomendações do IPB

Cada semestre corresponde a 36 créditos do ECTS (mais ou menos 6 matérias), tem uma duração de 20 semanas e inclui o período de avaliação. Os alunos de intercâmbio devem concluir com sucessos matérias que correspondam no mínimo 20 créditos, devido ao esforço mínimo exigido aos alunos portugueses.

Os alunos de intercâmbio devem respeitar o período de avaliação e não devem solicitar exames/ provas antes do período de avaliação;

Os alunos de intercâmbio de graduação/ licenciatura ou de mestrado não podem escolher matérias dos cursos técnicos do IPB porque o nível de ensino e exigência é inferior a uma graduação/ licenciatura ou mestrado;

As matérias e os estágios realizados no IPB devem ter reconhecimento/ validação na vossa instituição. No novo formulário de candidatura, devem preencher a parte onde refere as matérias que os alunos vão realizar no IPB e qual a correspondência com as matérias da vossa instituição, assim fica registado qual a matéria que o aluno terá validação/ equivalência quando regressar;

 

 

 

 

 

 

 

Resultado final da seleção para bolsa Bramex

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII divulga o resultado final da seleção para bolsa de Mobilidade Brasi- México (Bramex) realizado em parceria com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB)

Acesse resultado abaixo.

Attachments:
Download this file (RESULTADO_BRAMEX.pdf)Resultado final Bramex

Inscrições para cursos gratuitos de espanhol e francês encerram no dia 10 de novembro

O Núcleo de Línguas da Ufam (Nucli) oferta por meio do Programa Idiomas sem Fronteira (IsF) curso presenciais de espanhol, francês e Português como Língua Estrangeira. Podem se inscrever professores, alunos e técnicos até às 12h (horário Brasília), do dia 10 de novembro (próxima terça-feira) no endereço isfaluno.mec.gov.br

Acesse edital  

Sobre os cursos ofertados

Francês: Aspectos interculturais presentes em contexto universitário de países de língua francesa. (segunda e quarta-feira da 10h às 12h)

Espanhol: Competências Interculturais em Contexto Acadêmico de Língua Espanhola. (terça e quinta das 14h às 16h)

Português (PLE/PLA)

Português Língua Estrangeira: Leitura de Textos Acadêmicos. (terça e quinta das 10h às 12h)

O resultado das inscrições será divulgado no dia 16 de novembro, 2017 e aulas iniciam nos dias 27 (segunda e quarta) e 28 de dezembro (terça e quinta-feira).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bolsas de mestrado ou doutorado com tudo pago na Turquia

O governo da Turquia está oferecendo aos cidadãos brasileiros e de mais 24 países a oportunidade realizar mestrado ou doutorado com custos de curso e moradia completamente gratuitos. Para se candidatar os interessados não podem ter mais de 30 anos, para cursos de mestrado, e mais de 35 anos, para cursos de doutorado.

 Os candidatos devem cumprir os requisitos da universidade e do departamento escolhido. Depois de aceitos, devem enviar documentos com as notas de testes de proficiência (SAT, TOEFL, DELF, YDS, etc.), além de conquistas acadêmicas e sociais, fatores de sucesso no processo de avaliação.

Os candidatos têm até 30 de novembro para se candidatar pelo site para concorrer à experiência única de estudar nas melhores universidades com qualidade reconhecida internacionalmente, além de vivenciar uma experiência única em um dos maiores centros culturais e comerciais do mundo, a cidade de Istambul, capital da Turquia.

Mais informações sobre o programa por meio do Call Center 08504550982 e pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

ARII divulga resultado parcial da seleção para Mobilidade no México

Por meio do Programa Brasil - México (Bramex), a ARII seleciona os alunos abaixo relacionados para realizarem estudos durante um semestre em uma das universidades parceiras. A ARII informa que não houve candidatos selecionados para o Edital nº 003/2017 (Bracol).

De acordo com o edital nº 004 (Bramex),  o prazo para interposição de recursos será de dois dias úteis a contar da data de divulgação, podendo os candidato interporem recursos até segunda-feira, 6 de novembro, 2017.

Não havendo interposição de recursos, o resultado final será divulgado no dia 7 de novembro de 2017.

 

"Harvad chinesa" oferece 125 bolsas de estudo em inglês

Estão abertas inscrições para 125 bolsas de mestrado na Yenching Academy, na Universidade de Pequim (PKU), também conhecida como a "Harvard chinesa". O programa, com aulas ministradas em inglês, contempla pesquisas sobre o país nas seis áreas de estudo da academia, são eles: Política e Relações Internacionais, Filosofia e Religião, Literatura e Cultura, Direito e Sociedade, História e Arqueologia, e Economia e Gestão.

As (os) interessadas (os) devem ter concluído a graduação em qualquer área do conhecimento e demonstrar interesse sobre assuntos relacionados à China. Além disso, é imprescindível ter excelente desempenho acadêmico e potencial de liderança. Atividades extracurriculares e envolvimento em projetos sociais contarão pontos na seleção. 

Os benefícios do programa incluem passagem de ida e volta a Pequim, auxílio mensal para despesas locais, anuidade do programa, seguro saúde e moradia em dormitórios da Universidade.

As candidaturas poderão ser feitas até o dia 15 de janeiro, 2018, e darão preferência a estudantes com até 25 anos de idade. Documentos como o formulário do programa, personal statement, currículo, histórico escolar, certificados de proficiência (TOEFL e IELTS) e duas cartas de recomendação deverão ser enviadas pelo site oficial

ARII divulga edital de Bolsas de Mobilidade para o México

A Assessoria de Relações Internacionais  e Interinstitucionais - ARII  informa que estão abertas as inscrições para  seleção de alunos ao Programa de Mobilidade Estudantil Brasil - México – BRAMEX, de acordo com Adesão ao Acordo Específico para o Intercâmbio de Estudantes Brasil-México (BRAMEX), cujo objetivo é  possibilitar aos alunos da graduação da Universidade Federal do Amazonas a oportunidade de realizar mobilidade internacional por um semestre (primeiro ou segundo semestre do ano de 2018) em uma das instituições mexicanas participantes do programa Universidade Juárez del Estado de Durango e Instituto Tecnológico de Culiacán.

As inscrições estão abertas até o dia 31 de outubro de 2017 por meio do endereço eletrônico constante no edital.

Acesse edital abaixo.

Attachments:
Download this file (EDITAL_BRAMEX.pdf)Edital Programa Bramex