Candidatura aberta para bolsas de Mobilidade Estudantil na Colômbia

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII divulga a oferta de bolsas para instituições colombianas participantes do Programa de Mobilidade Estudantil Brasil - Colômbia (Bracol).

Aos alunos selecionados serão concedidas bolsas que cobrem custos de hospedagem e alimentação, devendo o aluno custear seu translado para a universidade de destino, bem como arcar com os gastos com vistos e contratar seguro de acidentes, saúde e vida, de cobertura internacional.

A seleção será feita pela UFAM por meio da ARII pela Universidade de destino. As inscrições estão abertas até o dia 31 de março de 2019.

Acesse edital para conhecimento de critérios de participação abaixo.

ARII divulga candidatura para Bolsas de Mobilidade no México

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII informa que estão abertas as inscrições para seleção de alunos ao Programa de Mobilidade Estudantil Brasil - México – BRAMEX, de acordo com Adesão ao Acordo Específico para o Intercâmbio de Estudantes Brasil-México (BRAMEX), cujo objetivo é possibilitar aos alunos da graduação da Universidade Federal do Amazonas a oportunidade de realizar mobilidade internacional por um semestre (segundo semestre do ano de 2019) em uma das instituições mexicanas participantes do programa. 

As inscrições estão abertas até o dia 31 de março de 2019 por meio do endereço eletrônico constante no edital.

Acesse edital e anexo abaixo.

Inscrições abertas para Braunschweig University of Art

Inscrições abertas para Braunschweig University of Art em Brunsvique, Alemanha. (https://www.hbk-bs.de/en/)

Os alunos da UFAM que desejam candidatar-se devem preencher o formulário abaixo, enviar os documentos para a ARII juntamente ao seu portfólio e enviaremos para a Braunschweig University of Art.

Para o segundo semestre de 2019, a data limite é de 10 de maio. Esta candidatura é sem auxílio de bolsa.

Já para o primeiro semestre de 2020, a data limite é 11 de novembro.

Dúvidas e perguntas enviar para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acesse o formulário abaixo. 

Inscrições para Bolsa Promisaes 2019/1

Destinada aos alunos estrangeiros vinculados ao Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais divulga que estão abertas as inscrições para bolsa do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), referente ao período de 2019/1.

Podem se inscrever os alunos regularmente matriculados, que tenham concluído o primeiro semestre do curso; estejam regularizados junto à Polícia Federal, tenham rendimento igual ou superior ao estipulado pelas normas da Ufam (cinco) e ter 75% de frequência.

As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de março de 2019 por meio do E-Campus, no menu serviços – inscrição para o Promisaes.

Os alunos selecionados receberão bolsa no valor de R$ 622,00, durante um semestre.

Acesse o edital abaixo. 

 

Inscrições abertas para Bolsas de Estudos do Governo da Nova Zelândia

O Governo da Nova Zelândia através do programa New Zealand Scholarships está ofertando bolsas de estudos integrais de pós-graduação para profissionais de países da América Latina.

 

São 14 bolsas integrais, as inscrições são online e estão abertas até 14 de março de 2019. Estão disponíveis bolsas para cursos em diversas áreas, dos níveis:

. Certificado de pós-graduação (6 meses)

. Diploma de pós-graduação/Especialização (1 ano)

. Mestrado (1 a 2 anos)

. Doutorado (3 a 4 anos)

 

 

Informações e inscrições podem ser encontrados em: https://www.mfat.govt.nz/en/aid-and-development/new-zealand-government-scholarships

 

Chamada IODP para Expedição 387 em Pesquisas Marinhas

Até o dia 1º de março de 2019, estão abertas as inscrições para a Expedição IODP 387 – Amazon Continental Margin que ocorrerá no período de 26 de abril a 26 de junho de 2020.

Candidaturas

Podem se inscrever pesquisadores em nível de doutorado, pós-doutorado ou pesquisador pleno (candidato com mais de 8 anos de título de doutor), em todas as especialidades relacionadas aos objetivos científicos da expedição, incluindo (mas não limitado):

Sedimentology, Micropaleontology, Paleomagnetics, Geochemistry, Microbiology, Petrology, Petrophysics, and Borehole geophysics.

Para se candidatar, o interessado deverá se inscrever online no http://inscricao.capes.gov.br/individual, incluindo os seguintes documentos:

Documentos necessários para upload no sistema online de inscrição (em formato PDF):

1. Currículo em inglês;
     1.1. Observa-se que a versão gerada automaticamente pelo sistema lattes não é suficiente para esta candidatura.
2. Currículo lattes em português;
3. Application form (modelo abaixo);
4. Participation Plan (modelo abaixo); e,
5. Uma das 3 cartas (de acordo com o vínculo do candidato):
     5.1. Carta de recomendação em inglês do orientador (somente para candidatos cursando doutorado);
     5.2. Carta de recomendação em inglês do coordenador do projeto (somente para candidatos que forem membros de projeto do Edital IODP/Capes nº 38/2014);
     5.3. Carta de compromisso em inglês da instituição à qual se vincula o candidato (somente para aqueles candidatos que não se enquadram em nenhuma das duas opções anteriores) – essa carta deve demonstrar que a instituição proverá apoio ao candidato para continuidade de sua pesquisa pós-expedição.

Para mais informações sobre a Expedição 387, consultar o link: http://iodp.tamu.edu/scienceops/expeditions/amazon_margin.html

As candidaturas serão avaliadas pelo Comitê Científico do Programa no Brasil ou por pareceristas ad hoc e, posteriormente, homologadas pelo próprio IODP.

Uma vez selecionado, o candidato contará com passagens internacionais, 4 auxílios diários e auxílio para aquisição de seguro saúde. Durante sua permanência no navio JOIDES Resolution, as despesas de acomodação e alimentação serão custeadas pelo programa IODP.

Para saber mais sobre o programa: https://www.capes.gov.br/bolsas/programas-especiais/iodp;http://iodp.tamu.edu/index.html http://iodp.org/.

Dúvidas podem ser dirigidas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Instituto Politécnico de Bragança (IPB) abre candidaturas para Setembro/2019

Estão abertas as inscrições para Mobilidade Acadêmica em nível de graduação (bacharelado e licenciatura) e Mestrado no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.

Ano letivo de 2019/2020:
1º Semestre: de 16/09/2019 a 13/02/2020

Documentos necessários:
- Passaporte (é obrigatório que os alunos de intercâmbio tenham o passaporte na fase de candidaturas, para que não hajam atrasos com os pedidos de passaporte, que atrasam sempre o pedido do visto de estudante);
- Histórico Acadêmico;
Contrato de estudos (anexado ao final da matéria) com assinatura do coordenador de curso e da responsável pela Assessoria de Relações Internacionais da Ufam, professora Leda Brasil.
 
Para finalizar a inscrição o discente deve entregar os originais do Histórico Escolar e do Acordo de Estudos (que já devem estar assinados), bem como cópia do documento de identificação oficial com foto, duas fotografias e o curriculum.
 
As inscrições estão abertas até às 17hrs do dia 1 de abril, 2019.
 
Para ajudar no preenchimento do "Contrato de estudos" podem consultar o Guia ECTS http://www.ipb.pt/go/d854.
Atenção aos cursos de diferentes campis.
Os alunos selecionados serão isentos de taxas e mensalidades, devendo arcar com os custos de passaporte, passagem, moradia e alimentação. 
 
Notas importantes para o preenchimento do acordo de estudos:
 
Os alunos devem escolher matérias do 1.º semestre (semestre de setembro a fevereiro, que no IPB corresponde ao 1.º semestre), podem escolher matérias de diferentes anos letivos, desde que escolham matérias do 1.º semestre.
 
- Os alunos devem escolher ou matérias do campus de Mirandela ou do campus de Bragança, não é possível escolher matérias dos dois campis, pois situam-se em duas cidades diferentes;
 
- Cada semestre corresponde a 36 créditos do ECTS (mais ou menos 6 matérias), tem uma duração de 20 semanas e inclui o período de avaliação. Os alunos de intercâmbio devem concluir com sucessos matérias que correspondam no mínimo 20 créditos, devido ao esforço mínimo exigido aos alunos portugueses;
- Os alunos de intercâmbio de graduação/ licenciatura ou de mestrado não podem escolher matérias dos cursos técnicos do IPB, porque o nível de ensino e exigência é inferior a uma graduação/ licenciatura ou mestrado;
 
- Os alunos de intercâmbio de graduação/ licenciatura ou de mestrado podem escolher matérias de línguas dos nossos cursos de graduação de línguas, ofertados na escola superior de educação do IPB. Caso os alunos de intercâmbio pretendam realizar o curso de línguas intensivo do centro de línguas do IPB, terão de pagar o curso intensivo;
 
- Os certificados de avaliação final serão enviados até 6 semanas depois do término do semestre (13/02/2020).
 
 
Acesse o contrato de estudos abaixo.
 
 
 
 

Resultado Credenciamento, Edital nº 001/2018 - Oitava divulgação

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII divulga o oitavo resultado do credenciamento referente ao Edital nº 001/2018 que seleciona instituições com vistas à celebração de Acordo de Cooperação com a FUA para fins de fomento a projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, bem como a ações de intercâmbio de discentes, docentes e técnicos, e apoio à pesquisa e à Mobilidade Acadêmica nacional ou internacional. 

ARII divulga resultado final da seleção Andifes Santander 2019

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII da UFAM divulga o resultado final do Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional ANDIFES /Santander - Edital n° 001/2019 - ARII/REITORIA.

Acesse resultado em anexo abaixo.

ARII divulga resultado final da seleção para Bolsistas

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARII) da UFAM divulga o resultado final da seleção de bolsistas e cadastro reserva para o ano de 2019 de acordo com o Edital nº 002/2019.

 

Acesse resultado final abaixo.