Resultado parcial aprovados na prova de Didática Edital Nucli 01/2017

A coordenação do Idiomas sem Fronteiras (IsF) na Ufam divulga o  resultado (sem ordem de classificação) da prova de Didática referente à para seleção de professores bolsistas de inglês (Edital 01/17 - Nucli) para o Núcleo de Línguas da Ufam.

O exame foi realizado hoje, 23 de junho, das 14 às 16h30.

Os candidatos devem aguarda resultado final a ser divulgado após o período destinado para recurso.

Acesse lista abaixo.

Attachments:
Download this file (APROVADOS_NUCLI.pdf)Resultado parcial

Bolsas para curso de verão em Portugal

A prefeitura da cidade de Amarante em Portugal em parceria com várias organizações e universidades irá realizar o primeiro curso de verão em “Empreendedorismo Industrial 4.0”, da organização Start Industry. O curso tem duração de duas semanas, entre os dias 1 a 15 de julho, trazendo como tema “Inovação para o setor industrial tradicional”.

A bolsa cobre o valor do curso, assim como acomodação, alimentação e o transporte e as atividades extras que irão ocorrer durante o curso, o estudante é responsável pela passagem e seguro saúde.

Para se inscrever acesse o site do evento e para mais informações clique aqui

V Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários

Organizado pelos alunos do sétimo período do curso de Licenciatura em Letras – Língua e Literatura Inglesa, sob a coordenação do professor Lajosy Silva, o V Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários tem como objetivo compartilhar, por meio de palestras, mesas redondas e comunicações, conhecimentos acerca do tema “Pluralidade, Vozes e Diálogos na Linguagem e na Literatura”. O evento conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Letras e é voltado para alunos de Letras, estudantes de pós-graduação “lato sensu” e “stricto sensu”, e público em geral.

O evento ocorre nos dias 26, 27 e 28 de junho, das 14 às 17h, no auditório Rio Solimões. 

Mais informações com o professor Lajosy Silva, O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Veja programação abaixo.

Attachments:
Download this file (PROGRAMA.jpg)Programação

Nucli confirma nomes dos aprovados para prova Didática

A coordenação do Idiomas sem Fronteiras (IsF) na Ufam confirma o resultado da prova de conhecimentos específicos para seleção de professores bolsistas de inglês (Edital 01/17 - Nucli) realizada no dia 20 de junho de 2017.

Os candidatos aprovados para prova didática devem atentar para os respectivos horários de prova e escolher dentre os temas apresentados no edital, os quais são:

1. Desenvolvimento de habilidades escritas em Língua Inglesa
2. Inglês para intercâmbio
3. Compreensão Oral e Conversação em Língua Inglesa
4. Desenvolvimento de Habilidades Orais em Língua Inglesa
5. Compreensão de Textos Escritos em Língua Inglesa
6. Desenvolvimento de estratégias para Exames de Proficiência
7. Inglês para Internacionalização
8. Língua Inglesa: Leitura e Escrita Acadêmica
9. Introdução aos Testes TOEFL
10. Práticas de Leitura e Escrita Acadêmica

Lista de aprovados abaixo.

Nucli divulga resultado da prova de conhecimentos específicos

A coordenação do Idiomas sem Fronteiras (IsF) na Ufam divulga o resultado da prova de conhecimentos específicos para seleção de professores bolsistas de inglês (Edital 01/17 - Nucli) realizada no dia 20 de junho de 2017.

Resultado abaixo.

Bolsas de mestrado para Comunicação Social, Artes e Arquitetura

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) abriu seleção para bolsa de mestrado e qualificação nas áreas de Artes Visuais, Design, Comunicação Visual, Cinema, Música, Artes Cênicas (Teatro ou Dança) e Arquitetura.

O programa tem o objetivo de aperfeiçoar estudantes altamente qualificados, oferecendo a possibilidade de adquirir títulos acadêmicos em uma instituição alemã de ensino superior. A bolsa do DAAD cobre os gastos da passagem, do seguro saúde e 750 euros mensais.

Os candidatos devem se ater as datas limites para inscrições prevista nos editais.

Data de inscrição por área:

Artes Visuais, Design, Comunicação Visual, Cinema e Música: 30/11 

Arquitetura: 30/09

Artes Cênicas (Teatro ou Dança): 30/10

 

Para mais informações, acesse o link

Em intenso intercâmbio, Ufam recebe aluno da Colômbia

Supervisionado pelo professor Agnos Nonato Acioly, doutor em Entomologia, o aluno Ervin Humprey, da Universidade Del Valle, Colômbia, onde faz doutorado em Ciências Biológicas, recém-chegado na Ufam com o objetivo de realizar estágio de Identificação de Cupins diz que espera nesses três meses de estudos absorver o máximo de conhecimento, pois sua vinda, dentre outros motivos, resultou da indicação de seu orientador. “Eu vim para Universidade Federal do Amazonas  principalmente pela recomendação do meu orientador na Colombia, Ecólogo Patrick La Velle,  daí eu comecei a pesquisar na internet e me convenci de que aqui seria um bom lugar para aperfeiçoar meus estudos de doutorado”, comenta.

Graduado em Engenharia Agroecológica, o discente explica que sua pesquisa investiga a inter-relação dos cupins com o ecossistema. “Além da taxionomia, eu pretendo estudar como a presença  destes organismos contribui, principalmente, para regulação hídrica do solo, reciclagem de nutrientes, captura e armazenamento de carbono, e manutenção da estrutura do solo”. A intenção do pesquisador é publicar artigos sobre o assunto em parceria com o professor Agnos Acioly.

Com vistas a promover rápida interação do discente ao ambiente acadêmico,  a Faculdade de Ciências Agrária  realiza seminário de apresentação com a participação de alunos e professores da FCA. O evento ocorre no dia 21 de junho, das 8 às 12h, no laboratório de Entomologia.

 

Inscrições homologas para professor de inglês do Nucli

O Gestor do IsF na Ufam, professor Ingo Wahnfried divulga a lista das inscrições homologadas dos candidatos aptos a participarem da segunda etapa do processo para seleção de professor bolsista de inglês do Núcleo de Línguas da Ufam (Nucli), referente ao Edital nº 01/2017.

Lista abaixo.

Aviso de Retificação ao Edital do Nucli 01/2017 Bolsas para professor de Inglês

O coordenador Geral do Programa Idiomas sem Fronteiras na Ufam, professor Ingo Daniel Wahnfried, torna público retificação ao Edital 01/2017 do Núcleo de Línguas da Ufam (Nucli) que trata da ofertas de vagas para professor bolsista de inglês.

A retificação dá nova redação ao Anexo III, no qual passa a constar temas das aulas para prova didática.

Acesse abaixo.

"Sou um afortunado por estar em Manaus", declara professor em entrevista

Acertando os últimos detalhes para lançamento do seu primeiro livro em Manaus, o professor Saturnino Valladares, natural da Espanha e graduado em Filologia Hispânica pela Universidade de Santiago de Compostela, chegou na Ufam em janeiro de 2013 para ministrar aulas como professor Leitor de Língua e Literatura Espanhola. “Na verdade, minha intenção era ir para o Rio de Janeiro, mas como fiquei em segundo lugar tinha como opção vir para Manaus, porém, esta foi uma decisão tranquila porque eu já conhecia a cidade e nunca tive dificuldade em me misturar com o modo de viver do manaura”, comenta.

Após um ano e totalmente acostumado a sua nova vida, Valladares estava convicto de que deveria permanecer na Universidade, assim decidiu concorrer a uma vaga para docente, pois seu contrato como professor leitor só poderia ser renovado por mais um ano. “Em outubro de 2014, o departamento de Língua e Literatura Espanhola publicou edital de concurso para professor, não havendo restrição quanto a participar pelo fato de ser estrangeiro, decidi me inscrever porque me sentia feliz em poder contribuir com a Ufam”, conversa.

Trabalhando como professor efetivo há mais de dois anos,  Saturnino concluiu (2015) pela Universidade de Santiago de Compostela  seu doutorado com a tese “Retrato de Grupo com Figura Ausente Edição e Análise da Correspondência entre José Ángel Valente e os Poetas Espanhóis da sua Idade”, premiada em concurso organizado pela cidade Ourense (Espanha) para publicação ainda em 2017.

Autor dos livros de poesia  “Las Almendras Amargas”,  “Cenizas”,  “Secretos Del Fénix” e “Los Días Azules”,  publicados em espanhol, o pesquisador  aguarda o lançamento pela Editora Valer do seu primeiro  livro de poesias  (Segredos da Fênix) em português.  “Eu comecei a trabalhar aos 15 anos de idade, mas sempre sonhei em ser poeta, então nunca abandonei os livros. Aos 25 retornei à universidade e o que parecia ser um sonho começou a se tornar realidade, hoje estou aqui e minha sensação é de que sou afortunado por estar em Manaus, lugar que amo e tenho grandes amigos, não fosse a enorme saudade de minha terra e família, eu diria que me sinto totalmente Manaura”, conclui.