Inscrições para o Certificado de Espanhol Língua e Uso - CELU 2019

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII, divulga as inscrições para o exame de Certificado de Espanhol Língua e Uso - CELU 2019, em  Manaus:

Requisitos:

Para fazer o CELU, o candidato deve atender aos seguintes requisitos:

- Ter acima de 16 anos e o Ensino Médio completo;

- Sua língua materna não pode ser o espanhol.

Obs: Excepcionalmente se a língua materna do candidato é o espanhol, mas cursou seus estudos regulares em outra língua, poderá realizar o exame CELU apresentando, no ato da inscrição, a documentação que comprove essa condição.

Níveis:

Como o exame CELU tem por objetivo certificar o desempenho de um falante de espanhol como língua estrangeira em ambientes de estudo e trabalho, não se emite certificado de nível Básico ao candidato que o atinge, pois se considera que somente a partir do nível Intermediário o falante pode comunicar-se satisfatoriamente em tais ambientes.Todos os candidatos ao CELU realizam um mesmo exame e, a partir da correção feita pela Comissão Acadêmica, recebem um dos três níveis: Básico, Intermediário ou Avançado. Assim, ao inscrever-se, o postulante não necessita encaixar-se em um nível pré-determinado. De modo que o exame avalia o desempenho e, não, o grau de conhecimento da língua. Próximo Exame: 14 de novembro de 2019.

- Observação: O exame será aplicado na Faculdade de Letras da UFAM. Prédio e sala a serem divulgados futuramente na confirmação da Inscrição do Candidato.

Procedimento:

- Clique aqui e preencha sua Ficha de Inscrição;
- Aguarde o contato da Sede Manaus com instrutivos para efetuar o
pagamento;
- A taxa de inscrição é de R$ 225,00.

Período de Inscrições: até 25/10/2019 


Para mais informações acesse:

CELU: www.celu.edu.ar

RESPONSÁVEL: Pr. Dr. Saturnino Valladares (Coordenador do Curso de Letras - Língua e Literatura Espanhola)

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Resultado Final - PROMISAES 2019/2

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII torna público o resultado final, em caráter definitivo, da seleção para bolsas ofertadas pelo Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior - Promisaes 2019/2, destinadas aos discentes vinculados ao Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G):


RESULTADO FINAL - 2019/2

Reitor recebe Presidente do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF)

   

Na manhã desta sexta-feira, 27, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, acompanhado da assessora de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Universidade, professora Leda Duwe Leão Brasil; do diretor da Faculdade de Letras (Flet), professor Wagner Barros, da professora e coordenadora da Flet, Maria Regina Marinho e com o professor Bruce Osborne, recebeu, no gabinete da reitoria, a presidente do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), professora Denise Abreu e Lima.

Propostas

Durante a reunião, a presidente do Programa Idioma sem Fronteiras, professora Denise Abreu e Lima, apresentou propostas de como o IsF pode continuar trabalhando com os especialistas das áreas de idiomas para apoiar a internacionalização das universidades. “Vim até o reitor para mostrar que, durante esses sete anos de trabalho, nós conseguimos nos articular em rede, fazendo com os especialistas das Universidades se auxiliassem, implementando idiomas inclusive em instituições onde não há formação de Letras daquele idioma, porque acreditamos que, sem isso, não conseguimos apoiar a internacionalização como deveria. Podemos não só produzir materiais didáticos colaborativamente, como também orientar alunos à distância, fazer pesquisas de forma colaborativa e continuar apoiando as ações das relações internacionais das instituições para que a internacionalização aconteça com a proficiência necessária”, ressaltou a presidente.

Reunião estratégica

O diretor da Faculdade de Letras, professor Wagner Barros, afirmou que a reunião tem caráter estratégico para a Ufam. “Hoje recebemos, pela primeira vez, a presidente do Programa Idiomas sem Fronteiras, professora Denise Abreu e Lima, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), em nossa Universidade. Ela veio mostrar que o Programa segue firme, passando por um processo de  remodelagem e, principalmente, para destacar a rede de especialistas da área de Letras, construída no país, da qual a Ufam faz parte, entre mais de oitenta universidades. É uma reunião estratégica para reiterar a importância do Programa para a Ufam, para a Faculdade de Letras e uma  oportunidade para o surgimento de ofertas de cursos de idiomas como alemão e italiano”, destacou o diretor.

Superação de desafios

A assessora de Relações Internacionais da Ufam, professora Leda Duwe Leão Brasil, comentou sobre as alternativas de expansão e crescimento do Programa Idiomas sem Fronteiras apresentadas pela professora Denise Abreu e Lima. “Estamos tendo a honra e a alegria de recebermos a doutora Denise. Ela nos apresentou alternativas de expansão e crescimento do Programa Idiomas sem fronteiras, apesar do momento de crise econômica que estamos vivendo. Sabemos dos desafios pelos quais o Programa Idiomas Sem Fronteiras passa, no momento, mas estamos analisando com eficiência como superarmos esses contratempos, sem ficarmos imobilizados e ela nos apresentou muitas ideias que, com certeza, tanto ajudam no fortalecimento do Programa, quanto na internacionalização de nossa Universidade”, avaliou a gestora.

IsF - Programa de êxito na Ufam

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, afirmou que a Ufam fará todo o esforço necessário para o êxito do IsF em suas dependências.  “A Ufam se dispõe prontamente a fazer todo o esforço necessário para que o Programa Idioma sem Fronteiras permaneça. Ele é importante para a nossa Universidade, para nossos alunos e para o país”, destacou o gestor. 

Divulgação do Resultado - PROMISAES 2019.2

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII torna público o resultado fina (após entrevistas) da seleção para bolsas ofertadas pelo Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior - Promisaes 2019/2, destinadas aos discentes vinculados ao Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G):

RESULTADO FINAL (após entrevistas) - 2019.2

Seleção para o Programa de Bolsas de Estudo do Governo Coreano - 2020

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII divulga o programa de bolsas de estudos do governo coreano para cursos de graduação. Projetado para oferecer aos estudantes internacionais oportunidade de estudar em instituições de ensino superior na Coreia do Sul, em grau de bacharelado, tal programa contribui não só para promover o intercâmbio internacional na educação e como aprofundar a amizade mútua entre os países.

 

Informamos que a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais auxiliará no preenchimento do formulário de inscrição nos dias:

 

01/10/2019 – 09:00 – 11:30

02/10/2019 – 13:00 – 15:30

04/10/2019 – 13:00 – 15:30

 

Local: Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – ARII/REITORIA – Av. Rodrigo Otávia, nº 6200, Coroado I – Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho, Setor Norte, Centro Administrativo, 1º andar, CEP: 69080-000.

 

Contato: (92) 3305-1753 / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Vagas reservadas ao Brasil: 3 vagas ampla concorrência e 1 vaga para descendentes de coreanos


REQUISITOS:
 

(1) CIDADANIA: O candidato e seus pais devem possuir cidadania brasileira ou de países listados no edital.

- ATENÇÃO! O candidato e seus pais NÃO devem possuir cidadania coreana.

- Os candidatos e seus pais que possuíam cidadania coreana devem enviar o documento que comprova sua renúncia à cidadania coreana.

(2) IDADE: O candidato deve ter menos de 25 anos até 01/03/2020 (Nascidos a partir de 1 de março de 1995).

(3) SAÚDE: O candidato deve ser saudável, tanto fisicamente quanto mentalmente (alunos com deficiências mas com boa saúde mental são elegíveis para a inscrição).

(4) NÍVEL DE EDUCAÇÃO: O candidato deve ser graduado do ensino médio até 01/03/2020.

  • Candidatos que já possuem diploma de graduação são INELEGÍVEIS para a inscrição.
  • Candidatos graduados do ensino médio na Coréia do Sul são INELEGÍVEIS para a inscrição.

(5) HISTÓRICO ESCOLAR: O candidato deve possuir notas acima de 80 pontos (8,0) em uma escala de 100.

(6) O candidato não pode já ter recebido um programa de bolsas de intercâmbio para a Coréia do Sul.

(7) O candidato não deve ter limitações para viajar ao exterior.

 

TERÃO PREFERÊNCIA:

 

(1) Os candidatos com proficiência na língua coreana ou língua inglesa.

(2) Descendentes de veteranos da guerra da Coréia.

(3) Candidatos aos cursos de Engenharia e Ciências.

(4) Os candidatos de famílias de baixa renda.

(5) Os candidatos que forem confirmados como “terceira geração” de coreanos no exterior.

 

Obs: O candidato está restrito a aplicar sua inscrição para apenas um curso. - Candidatos que escolherem mais de um curso serão automaticamente desqualificados.

 

BENEFÍCIOS:

- Passagens de ida e volta.

- A taxa de ingresso na universidade e a taxa de matrícula são cobertas pelo programa NIIED e pela universidade anfitriã.

- O treinamento de um ano da língua corena será coberto pela programa NIIED.

- Os bolsistas são cobertos pelo seguro de saúde para acidentes e doenças graves durante o período de bolsa.

- 900,000 KRW mensal.

- Candidatos que possuirem nível 5 ou 6 no TOPIK receberão mais 100,000 KRW.

 

DURAÇÃO:

5 anos – 1 de março de 2020 a 28 de fevereiro de 2025 (1 ano de língua coreana + 4 anos do curso de graduação).

 

Para maiores informações a cesse o edital abaixo para mais informações: http://overseas.mofa.go.kr/br-pt/brd/m_6092/view.do?seq=761015

Site do consulado da Coréia do Sul: http://overseas.mofa.go.kr/br-pt/index.do

 


DOCUMENTOS:

EDITAL DE ABERTURA (GRADUAÇÃO)

QUALIFICATIONS - Dúvidas Frequentes

UFAM sedia evento sobre Internacionalização da Língua Portuguesa

                                                                                                              

Com o tema “Convergência de Águas e Encontro de Pluralidades em Português”, a UFAM sedia pela primeira vez uma edição do Congresso Internacional da Sociedade Internacional de Português como Língua Estrangeira (Consiple), realizado de 25 a 27 de setembro. Promover o ensino do idioma pelo mundo é um dos objetivos do evento que ocorre no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais. O evento, que é direcionado para as pessoas que trabalham com o português como língua estrangeira, é itinerante e ocorre em vários lugares do mundo, sendo organizado pela Sociedade Internacional de Português Como Língua Estrangeira (Siple).

Na UFAM, o Congresso está sob a coordenação da professora Raynice Silva, da Faculdade de Letras (Flet) e coordenadora do módulo Português para Estrangeiros do Programa Idiomas Sem Fronteiras da UFAM. “Um dos projetos que a gente tem na Universidade é a sua internacionalização. A demanda do ensino de português no mundo e no Brasil, por conta das imigrações, está crescendo cada vez mais, então, a gente está tendo um campo de atuação expandido”, revelou a docente. “Agora a nossa demanda é pensar na pluralidade, a gente trabalha com português para estrangeiros, mas também com Língua Portuguesa para surdos e, no meu caso, para indígenas também. Tantos um grupo quanto o outro não é falante de Língua Portuguesa, ela é a segunda ou língua estrangeira mesmo”, informou a coordenadora.

Para proceder a abertura oficial do evento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga destacou, em seu pronunciamento, o esforço institucional em busca do fortalecimento da presença da Ufam no cenário internacional. “Uma das nossas metas quando assumimos a reitoria foi exatamente buscar a internacionalização da marca Ufam”, ressaltou o gestor. Porque a nossa região é por demais conhecida, que este ano está aí em todas as mídias do mundo, mas a nossa Universidade ainda não tem essa mesma visibilidade. Então, nós traçamos como estratégia fortalecer o nome da nossa Instituição. O professor Wagner e a sua equipe, ao trazer este evento, consagra a nossa estratégia que é divulgar a nossa Universidade e as atividades que fazemos”, expôs o reitor.

Viviane Furtoso, presidente da Siple, agradeceu o apoio dado pela UFAM para a realização do evento, que pela primeira vez ocorre em um dos estados da região Norte do Brasil. “Nesses 27 de existência da Siple, estamos acompanhando o crescimento das demandas, cada dia mais a gente tem demanda nova de aprendizagem seja com português para estrangeiros, que talvez seja o nosso carro-chefe, depois o português como segunda língua para surdos, para comunidades indígenas, como língua de acolhimento, de herança. Neste evento, nós vamos contemplar as especificidades seja de formação de professores, seja de abordagem de material didático, tudo aquilo que vai surgindo cada vez que a gente tem um grupo novo, uma demanda nova”, destacou Viviane.

O professor Wagner Teixeira, diretor da Flet, agradeceu à Siple pela confiança depositada na equipe organizadora do evento e na Ufam para promover a XII edição do Consiple em Manaus. O diretor enfatizou o caráter plural do Amazonas indicando-o como local ideal para sediar o evento que aborda esta temática. O docente agradeceu também à equipe que atuou na realização do Consiple na Ufam. “Quero de forma especial desejar que seja um evento frutífero para cada um que veio da sua casa para Manaus, de outros estados do Brasil e de outras nações, que possamos nos confraternizar, nos congratular nessa pluralidade da Amazônia”, disse.

Programação do Consiple

Com vasta programação, o Consiple tem para o seu primeiro dia, 25, atividades como minicursos, comunicações e pôsteres, além da mesa plenária “Ensino de Português em contextos multilíngues e multiculturais: migrações e diásporas” com a participação de Ana Raquel Matias, do Instituto Universitário de Lisboa, Beatriz Cortês, do Ibraco Bogotá e Leandro Diniz, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Na quinta-feira ocorre a mesa plenária “Formação de professores para a diversidade: comunidades de aprendizes de PL2, PL2S e PLE” cujos membros serão Raynice Silva, da Ufam, Nanci Bento, da Universidade Federal da Bahia, Denise Lima, do Programa Idiomas Sem Fronteiras da Universidade Federal de São Carlos.

Já no último dia do evento, 27, a programação inclui, além dos minicursos e comunicações, a mesa plenária “Gestão de línguas e políticas linguísticas para o PLE/PL2 como língua regional, global e pluricêntrica: iniciativas, desafios e prospecções”, com os professores Lía Varela, da Universidad Nacional de Tres de Febrero, Rosângela Morello, do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística e Paulo Feytor Pinto, da Siple da Universidade de Coimbra.

Às 16h, será realizada a Conferência de Encerramento com o tema “Viajando em casa: a interculturalidade no PL2E como elemento de aproximação entre estudantes brasileiros e internacionais e nossos campi”, conduzida por Rosa Marina Meyer, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Confirma a programação completa.

 

                                                                                                             

Divulgação do Cronograma de Entrevista de Avaliação Socioeconômica - PROMISAES 2019/2

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII torna público o Cronograma de Entrevista de Avaliação Socioeconômica da seleção para bolsas ofertadas pelo Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior - Promisaes 2019/2, destinadas aos discentes vinculados ao Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G):

CRONOGRAMA DE ENTREVISTA DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA - PROMISAES 2019/2

Resultado Final - PROMISAES 2019/2

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII torna público o resultado final da seleção para bolsas ofertadas pelo Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior - Promisaes 2019/2, destinadas aos discentes vinculados ao Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G):

RESULTADO FINAL - PROMISAES 2019/2

Resposta ao recurso - PROMISAES 2019/2

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII torna pública a resposta ao recurso impetrado contra o resultado preliminar da seleção para bolsas ofertadas pelo Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior - Promisaes 2019/2, destinadas aos discentes vinculados ao Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G):  

RESPOSTA AO RECURSO - PROMISSAES 2020

 

 

Resultado Final - SUSI 2020

A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais - ARII torna público o resultado final do PROGRAMA STUDY OF THE UNITED STATES INSTITUTES FOR STUDENT LEADERS (SUSI 2020) que tem por objetivo o intercâmbio de estudantes de graduação, durante o período de 11 de janeiro a 15 de fevereiro de 2020, conforme o link abaixo:

RESULTADO FINAL - SUSI 2020