Revalidação Diploma de Graduação

Revalidação de Diploma de Graduação

De acordo com legislação específica, a revalidação de título de graduação no Brasil deve ser feita somente por universidade pública brasileira que tenha curso igual ou similar reconhecido pelo governo brasileiro.

Para solicitar revalidação é necessário:

Atender ao período de inscrição estabelecido de acordo com calendário da instituição; na Ufam as datas de inscrição são definidas em edital e são divulgadas no site da Proeg.

Atenção – Somente poderão solicitar revalidação de título de graduação os estrangeiros que portarem certificado de proficiência em língua portuguesa (Celp-Bras);

Acesse abaixo Resolução nº 016/2014 que regulamenta o processo de Revalidação de Diploma de Graduação na Ufam

Atenção – Na Ufam, as coordenações dos respectivos cursos é que são responsáveis pela análise da documentação e aplicação de prova

Taxas a serem pagas

O requerente deve pagar taxa referente ao custeio das despesas administrativas. O valor da taxa não é prefixado pelo Conselho Nacional de Educação e pode variar de instituição para instituição. Na Ufam, o valor da taxa estipulada em edital.

Procedimentos para revalidação

Para o julgamento da equivalência é constituída, por meio de Portaria do Gabinete da Reitoria, Comissão Especial, composta por professores da própria universidade ou de outros estabelecimentos, que tenham qualificação compatível com a área do conhecimento e com o nível do título a ser revalidado;
Se houver dúvida quanto à similaridade do curso, a Comissão poderá determinar a realização de exames e provas (prestados em língua portuguesa) com o objetivo de caracterizar a equivalência;
O requerente poderá ainda realizar estudos complementares, se na comparação dos títulos, exames e provas ficar comprovado o não preenchimento das condições mínimas.
O prazo para conclusão do processo de revalidação é de seis meses.

Atenção - O Brasil não possui nenhum acordo de reconhecimento automático de diplomas; portanto, as regras são as mesmas para todos os países.

Revalidação de Diploma de Medicina

O reconhecimento dos diplomas de graduação em Medicina será feito mediante critérios estabelecidos pela Portaria nº 278, de 17 de março de 2001, do Ministério da Educação que dentre outros critérios, institui o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas de Médicos expedidos por Universidades Estrangeiras (Revalida).

Inscrições para o Revalida.

O Revalida é um exame implementado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). As inscrições são feitas somente por meio do endereço eletrônico http://revalida.inep.gov.br/revalida/inscricao/ em data definida em edital.

Mais informações sobre o Revalida no site do INEP